Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

386

O 386 é o que podemos chamar de o primeiro processador contemporâneo, pois apesar de extremamente lento, o 386 já incorpora todas as instruções do conjunto x86, usado pelos programas atuais. Isto significa que tendo um 386 com a quantidade suficiente de memória RAM e espaço suficiente no HD é possível rodar o Windows 95 e a maioria dos programas e até mesmo jogos, claro que extremamente deeevvaaaaaagggggaaaaaaarrrrr...
Assim como os processadores mais usados atualmente, o 386 é um processador de 32 bits, capaz de acessar até 4 GB de memória RAM. Claro que na época nenhum micro 386 chegou a ser vendido com esta quantidade de memória, mas o processador já estava preparado para isto. Tecnologia esta sendo deixada de lado já que os processadores de 64 bits já estão no mercado com a mais alta tecnologia já desenvolvida.
O 386 também trouxe a solução para o problema do 286 com o modo protegido, incorporando uma instrução que permitia ao processador alternar entre o modo real e o modo protegido a qualquer momento, sem perder tempo. Com isto os programas podiam usar o modo protegido, mas voltar ao modo real sempre que fosse preciso acessar alguma rotina do DOS.
Além do 386 original, chamado de 386DX, a Intel lançou também uma versão econômica, o 386SX, que ao contrário do DX, usava os mesmos periféricos de 16 bits usados pelo 286. Sem dúvida, isto tornava os micros mais lentos, mas ao mesmo tempo permitia usar componentes bem mais baratos. De fato, os micros com o 386SX foram os primeiros PCs da história a custar menos de 1000 dólares, quase metade do preço de um micro equipado com o 386DX.