O 6x86MX é o concorrente da Cyrix para o MMX da Intel. Apesar da arquitetura simples, este processador traz os mesmos 64 KB de cache L1 encontrados no K6. De fato, em muitos aplicativos o 6x86 leva vantagem sobre um Pentium do mesmo clock, o que levou a Cyrix a vender estes processadores não segundo o clock, mas sim segundo um índice Pr. Um 6x86MX Pr 233, por exemplo, opera a apenas 200 MHz.
O grande problema é que o co-processador aritmético encontrado no 6x86 é bem mais fraco inclusive que o co-processador do K6, fazendo com que este processador apresentasse um desempenho bastante ruim em aplicativos gráficos e principalmente jogos. A vantagem era que na época o 6x86 era bem mais barato que um MMX ou K6, tornando-se uma opção razoável para micros de escritório.
Logo depois a Cyrix lançou os processadores 6x86MII, que nada mais são do que uma continuação da série 686MX, alcançando agora índices PR 300, 333, 350 e 400. Posteriormente a Cyrix passou produzir o processador Cyrix III disponível em versões a partir de 500 MHz. A vantagem do Cyrix III sobre os outros processadores atuais é o baixo consumo elétrico, o que o torna atraente para o mercado de notebooks.
Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!
Abraço!!!