Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

O Vaqueiro do Rio Branco

O antigo Território do Rio Branco, hoje Território Federal de Roraima, oferece boas condições para a criação de gado vacum. Localiza-se no planalto das Guianas.
Nas terras mais baixas (duzentos metros) ficam os criatórios de gado, nas pastagens naturais desta região.
Os campos são imensos e de vez em quando surgem os capões de mato “ilha de mato”, marginais de rios e lagoas.

Os Peões

Os peões, campeiros e vaqueiros do Rio Branco, são geralmente, descendentes de índios (das tribos macuxi ou vapidiana) que se miscigenaram com os brancos.
São morenos, fortes, esbeltos e imberbes.
Ganham pouco dos seus patrões mas têm permissão de comer carne das reses. Comem carne cozida com farinha de mandioca, bebem leite ou fazem queijo. Por isso são ágeis, fortes e resistentes. São os gaúchos do extremo-norte.

As Roupas do Vaqueiro

Não usam roupa especial porque não há caatinga e nem espinhos. A camisa simples, calça comum, às vezes perneira curta de pele de veado, alpercatas simples de couro de veado. Chapéu de palha comum de palmeira, às vezes preso por um fio de palha. Usam um laço de dez ou doze braças de couro cru para o trabalho nas fazendas, retiros e “lavrado” (campos extensos).
Os vaqueiros, campeiros do Rio Branco, são peões avançados, verdadeiros baluartes da nossa nacionalidade, no ponto extremo-norte do Brasil.
(Extraído de Brasil Folclore Histórias Costumes e Lendas, deAlceu Maynard Araújo, Ed. Três)