Tony Hawk’s Pro Skater
1999. tony Hawk’s Pro Skater chegava com uma receita simples: juntar os principais skatistas do cenário mundial da época e colocá-los em um game que tivesse controles simples, e ao mesmo tempo, fosse mais real possível. O resultado? Uma verdadeira revolução no gênero de games baseados em esportes radicais.
Tony Hawk’s Pro Skater 2
Após se consolidar como a melhor produtora do gênero, a NeverSoft deu continuidade à série e trouxe a primeira grande inovação: o manual. Com ele, equilibrando o personagem sobre apenas duas rodas, o jogador podia aumentar ainda mais sua pontuação ligando manobras do estilo street. Outra novidade de THPS 2 foi a inclusão de prêmios em dinheiro para cada objetivo completado. Com a grana, era possível comprar novas manobras especiais, pranchas e pontos para melhorar os atributos dos skatistas.
Tony Hawk’s Underground
Quando Tony Hawk’s Pro Skater 4 foi lançado, em 2002, muitos fãs da série ficaram de queixo caído. Como a NeverSoft conseguiu inovar tanto uma série que parecia não ter mais novidades? Em seus três primeiros games, THPS evoluiu de uma maneira quase natural, adicionando novos movimentos, missões mais interativas e outras novidades aqui e acolá. Mas em sua quarta edição, o game sofreu uma verdadeira sevolução: sem limite de tempo, você tinha liberdade para andar à vontade pelos senários, interagindo com outros personagens e cumprindo as missões na ordem e da forma que achasse mais interessante. Isso sem mencionar os sete modos de jogo Online, que colocavam você frente a frente com outros skatistas virtuais pelo mundo.
A NeverSoft conseguiu se superar mais uma vez: Underground é um jogo como você nunca viu, totalmente diferente de tudo que você conhece com o nome Tony Hawk’s e com um conceito absolutamente inédito, que deve revolucionar o gênero mais uma vez.
Você é a estrela
Logo de cara, a maior novidade de Undergrund é algo com que muitos fãs estavam sonhando há um bom tempo: como é tradicional na série, você tema opção de criar seu próprio skatista e usá-lo para realizar as missões. Desta vez, será possível criar um skatista com a sua cara. Literalmente. Basta você tirar digital do seu rosto, enviá-la por e-mail para NeverSoft e, depois de um tempinho. Poderá estar fazendo o download de um arquivo com o seu rosto, prontinho para ser usado no jogo. Já imaginou? A proxima vez que levar seu persongem para uma disputa Online, não será um simples skatista saído de sua imaginação. Será VOCÊ que estará lá, com o seu cabelo, brincos, piercings, barba, espinhas ou seja lá o que for.
Pela primeira vez na série, você não precisa encarnar um dos skatistas profissionais disponíveis no game (são 18, quatro a mais que em THPS 4, incluindo o brasileiro Bob Burnquist). Agora, você é a estrela principal do game, trilhando o duro caminho entre deixar de ser um skatista desconhecido, conseguir patrocínios, ganhar o respeito da vizinhança e finalmente, se tornar uma estrela como o próprio Tony Hawk.
As missões em Undergrond vão rolar rm uma sequência linear, como uma história. Você vai visitar diversas regiões e receberá desafios de outro skatista, ou convites para participar de competições. Conforme vai cumprindo os objetivos, sua reputação aumenta e a história se desenvolve, com o enredo sendo contado através de uma série de cenas de animação. Ou seja, Tony Hawk’s Underground também é uma aventura que tem estilo mais cinematográfico.
Skate? Quem precisa de skate?
Outra verdadeira inovação de Underground é o fato de que, pela primeira vez na série, você poderá deixar de lado a única coisa que parece ser indispensável em um jogo de skate: o próprio skate. Não você não leu errado. No game, você pode descer de sua prancha com rodas e das umas voltinhas a pé, podendo escalar muros e subir no telhado de prédios. Isso expande absurdamente suas possibilidades de explorar os cenários (são oito, além de dois secretos, o maior número da série, e os maiores), procurando novos locais para fazer suas manobras ou algum lugar elevado para aquele drop impossível.
Ah, não quer andar a pé, ou está achando o cenário grande demais e bateu uma preguiça de ir até aquele último prédio? Tudo bem, peque uma caroninha e vá de carro. Mas não estamos falando de carona à moda dos skatistas, que se agarram ao pára-choque traseiro dos carros para serem puxados. Em Underground, você pode entrar nos veículos e sair dirigindo pela cidade. Sim, eu sei que as palavras “Grand Theft Auto” estão em sua mente agora. Mas a Activision e a NeverSoft prometem que o uso dos veículos será restrito a certos momentos, exatamente para não desvirtuar o enredo da série.
Deixe tudo como quiser
Todo game Tony Hawk’s é famoso pela liberdade que o jogador tem para inventar o seu próprio parque e detonar as manobras que quiser. Ou mesmo habilitar novos truques para seu skatista favorito. Bem, se você achava que colocar o seu rosto no game já era inovação suficiente, espere para saber o que a Activision e a NeverSoft prepararam para Underground. Você gostava de fazer seu parque particular? Que tal fazer uma cidade inteira? É isso mesmo: como as fases de THUG se passam nas ruas, com acessos simples a todos os cantos do cenário, não teria graça ficar colando uma rampinha aqui e outra ali... agora você poderá colocar prédios onde quiser, desenhar ruas, obstáculos, postes, calçadas, gramados e o que mais conseguir inventar para construir a fase dos seus sonhos, igual ás que você encara no jogo normal. E para poder andar com estilo pela vizinhança que criou, invente as suas próprias missões!
Quer mais! O que acha de poder inventar a sua própria manobra? Skatista profissional que se preza tem que ter uma assinatura, aquele truque sensacional que inventou e só ele é capaz de executar com precisão. Tony Hawk tem o seu famoso 900°, e o seu personagem o que fará? Pela primeira vez na série, você poderá criar a sua própria manobra, batizá-la com um nome bacana, atribuir uma pontuação para os mais ousados que conseguirem realizá-la, e até compartilhar sua criação com outros skatistas pelo mundo – Online ou mesmo pelo Memory Card. Ou seja: além de seu rosto ficar famoso pela net, seu personagem pode ter uma manobra exclusiva que, de tão bacana, pode acabar sendo imitada por todo mundo. E só para com-plemetar as enormes possibilidades de personalização, seu atleta das ruas também poderá suar um skate desenhado por você, em mais uma oportunidade de deixar a sua marca em Underground.
Tony Hawk’s Underground chegou ao PS2, em 2004.
Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!
Abraço!!!