Proclamador da República. Primeiro Presidente do Brasil. Nasceu na cidade de Alagoas, na então província do mesmo nome, em 05/08/1827, e morreu no Rio de Janeiro, em 23/08/1892.
Ingressou na Escola Militar do Rio de Janeiro, em 1843, onde completou o curso de artilharia em 1847. Por ocasião da Revolução Praieira (1848 – 1849), seguiu para Pernambuco como tenente. Promovido a capitão, foi enviado para o Uruguai. Interrompendo a Guerra do Paraguai, Deodoro viu-se designado para as linhas de combate. Em 1868 recebeu o posto de coronel. Em 1874 foi promovido a brigadeiro e em 1894, a marechal. Ao se registrar o movimento que defendia o direito político dos oficiais, Deodoro era governador do Rio Grande do Sul. Por sua posição em favor Cel. Sena Madureira, que criticara a administração de um ex-ministro, foi exonerado do cargo. Sua atitude aumentou ainda mais sua popularidade entre os militares. Estava no Rio de Janeiro quando foi procurado pelos que preparavam o movimento republicano, interessados em obter a participação de Deodoro. Este sentia grande respeito pelo imperador, o que o levou a relutar em aderir aos rebeldes. Em 14 de novembro de 1889, surgiram boatos de que o governo imperial ordenara a prisão dos chefes do movimento, incluindo Deodoro e Benjamim Constant, o que apresou o desfecho. Avisado do que ocorria, deixou o leito, pois se encontrava adoentado, e assumiu o comando das tropas. No dia seguinte era proclamada a República. Coube a Deodoro, a chefia do Governo Provisório. Em 24 de fevereiro de 1891, com a promulgação da Constituição Republicana, foi eleito presidente e Floriano Peixoto, vice-presidente. Tendo dissolvido o Congresso (03/11/1891), provocou violenta reação. Compreendendo que se continuasse no poder acabaria por provocar uma guerra civil, e não desejando derramamento de sangue, renunciou ao cargo, que foi assumido por Floriano Peixoto, em 23 de novembro de 1891. Reformou-se e abandonou a vida pública, depois de haver dado à Pátria toda a sua dedicação e energia, propiciando um acontecimento que representa um dos marcos da nossa História. Nome completo: Manuel Deodoro da Fonseca.
Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!
Abraço!!!