Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

AMD Duron

O Duron é o processador da AMD, que vem como substituto dos cansados K6-2, para ser o concorrente direto do Celeron no mercado de baixo custo. O novo processador está disponível em versões a partir de 600 MHz.
Apesar do lançamento do Duron, a AMD ainda continuou produzindo os processadores K6-2, pois estes eram muito baratos.
O Duron utiliza à mesma arquitetura do Athlon Thunderbird, a nova versão do Athlon. Porém, vem com muito menos cache. Enquanto o Athlon Thunderbird vem com 256 KB de cache L2 full speed, o Duron vem com apenas 64 KB de cache L2, também full speed.
Entretanto, apesar da pouca quantidade de cache L2, o Duron traz um enorme cache L1 de 128 KB, totalizando 192 KB de cache, mais cache que o Celeron, que tem 32 KB de cache L1 e 128 KB de cache L2, totalizando 160 KB de cache.
Em se tratando de cache, o Duron traz mais uma vantagem em relação ao Celeron. No Duron, o cache L2 é exclusivo, isto significa que os dados depositados no cache L1 e no cache L2 serão diferentes. Temos então realmente 192 KB de dados depositados em ambos os caches. No Celeron, o cache é inclusivo, isto significa que os 32 KB do cache L1 serão sempre cópias de dados já armazenados no cache L2. Isto significa que na prática, tem-se apenas 128 KB de dados armazenados em ambos os caches.
O Duron utiliza o novo encaixe soquete A, o mesmo utilizado pelo Athlon Thunderbird. Apesar dos encaixes serem parecidos, o Duron não é compatível com placas FC-PGA para processadores Intel, nem existe nenhum tipo de adaptador.
O Duron vem surpreendendo em termos de desempenho, ganhando por uma grande margem de um Celeron da mesma freqüência, apresentando um desempenho muito semelhante ao de um Athlon de arquitetura antiga (com cache L2 à metade ou 2/5 da freqüência do processador). O melhor de tudo é que apesar do desempenho mais do que convincente, o Duron custa menos do que o Celeron da mesma freqüência, e naturalmente, muito menos do que Pentium III ou Athlon. Para quem está procurando um micro de alto desempenho, mas quer gastar pouco está próximo do ideal.
O Duron de 750 MHz supera em desempenho um Athlon de 700 MHz, ficando muito próximo de um Pentium III também de 700 MHz, ambos processadores bem mais caros. Numa comparação direta com o Celeron que seria seu concorrente direto, novamente o Duron leva vantagem, o Duron de 700 MHz supera facilmente o Celeron de 766 MHz.
O grande problema do Duron, principalmente aqui no Brasil era o preço das placas mãe para ele, consideravelmente mais caras que placas equivalentes para processadores Intel. Entretanto apareceram placas mais baratas, como a Gigabyte GA-7ZM e a FIC AZ, ambas já vem com som onboard (que pode ser desabilitado), e custavam aqui no Brasil, entre 160 e 190 dólares, dependendo do vendedor.
Lembre-se que para usar o Duron, assim como os Athlons Thunderbird, você precisará de uma placa Soquete A, as placas Slot A usadas pelos Athlons antigos não servem.