As mudas colhidas na natureza são denominadas yamadori. Essas mudas de árvores, quando transformadas em bonsai, são chamadas yamadori-shitate. O cultivo de bonsai desse tipo dará muito prazer a você, assim como será uma lembrança constante dos seus passeios. Além disso, este método requer menos tempo para obtenção dos resultados finais. Outra vantagem do método yamadori, é que você tem a oportunidade de ver as árvores-mães, o que lhe dará uma idéia melhor da forma a dar ao seu bonsai.
ÉPOCA PARA COLHER
A primavera, ou o início do verão, é a melhor época para colher, na natureza, mudas para bonsai. É quando os brotos surgem e as árvores estão viçosas. Por isso, mesmo uma muda de árvore com uma raiz pequena, se plantada nessa época, crescerá adequadamente.
COMO RETIRAR AS PLANTAS
Tome muito cuidado na hora de arrancar as mudas, para que as raízes permaneçam intactas. Nunca tente puxá-las diretamente da terra. O procedimento correto é retirá-las com um torrão, de forma que a maioria das raízes fiquem intocadas e cobertas com a terra onde está plantada.
Para que não sequem, as raízes nuas devem ser cobertas com musgo ou algodão úmido. E já umedecidas, devem ser envolvidas em papel grosso ou plástico, para serem transportadas para casa.
COMO PLANTAR
Vamos tomar o abeto como exemplo, para descrever o procedimento correto de plantio de uma muda de árvore colhida na natureza. A árvore nova, colhida recentemente e preparada para o transporte é denominado araki.
1 – Prepare um vaso – não esmaltado – de tamanho adequado. Um vaso de diâmetro equivalente a 1/3 da altura da muda seria o ideal. Tape o orifício de drenagem com uma tela e cubra o fundo com terra grossa e encaroçada. Cerca de ¼ do vaso deve ser coberto com essa terra grossa. Depois, acrescente mais um pouco da mesma terra, só que peneirada, até aproximadamente a metade da altura do vaso.
2 – Desamarre as raízes da sua mudinha e, cuidadosamente, quebre o torrão e remova o musgo ou algodão das raízes.
3 – Uma vez que a muda da árvore foi retirada da terra, os galhos devem ser podados na proporção do volume das raízes. A poda deve ser feita com tesoura bem afiada e muito cuidadosamente, de modo a não prejudicar a forma que se dar ao futuro bonsai. Comece por podar as raízes secas ou danificadas. E faça o mesmo, em seguida, com os galhos em igual situação. Terminada a chamada poda de limpeza, observe a proporção do volume de raízes em relação aos galhos. Se sobrarem muitas raízes, talvez nem seja necessário podar alguns galhos. Mas se as raízes forem poucas, certamente serão necessárias podas na parte aérea da planta, para que raízes e galhos fiquem com volume aproximado. Geralmente, a proporção dos galhos em relação às raízes é de seis galhos para cada quatro raízes.
4 – Acomode as raízes da muda no vaso e acrescente, gradualmente, mais e mais terra, procurando socá-la levemente com os dedos, para que envolva bem todos os lados das raízes.
5 – Encha o vaso com terra suficiente para cobrir as raízes, mas preste atenção para não ultrapassar a altura do vaso. Se a terra ficar acima das bordas, ela irá escorrer quando você regar o vaso.
6 – Pressione levemente a terra com os dedos. Não use pauzinhos ou cabos de ferramentas para isso, sob pena de vir a danificar as raízes menores. Tenha cuidado, alias, para não pressionar a terra com muita força.
7 – espalhe uma camada fina de musgo na superfície da terra, para assegurar melhores condições de umidade.
8 – Depois que a muda for plantada, talvez ela precise ser amarrada ao vaso com um barbante, ou tutorada de alguma outra forma, para não mudar de posição. É que árvores recentemente plantadas, não costumam ter raízes suficientes para mantê-las no mesmo lugar. Essa maneira artificial de prender as árvores é conhecida, em japonês, pelo nome tsuri-o-toru (contrapeso). Uma vez que a árvore esteja bem tutorada, ela permanecerá de pé, mesmo contra o vento, e as raízes se desenvolverão mais facilmente. Como as raízes levarão aproximadamente seis meses para se fixarem, a árvore deve permanecer amarrada, no mínimo, durante todo esse tempo. Finalmente, a terra e a árvore são regadas. A terra deve ser irrigada primeiro e depois toda a árvore, da copa para baixo.
CUIDADOS POSTERIORES
As árvores recentemente plantadas devem ser colocadas à meia-sombra, ao abrigo dos raios diretos do sol e do vento. Como este é o estagio de crescimento de raízes novas, as mudas devem ser regadas, nos três primeiros meses, duas vezes por dia. Mas atente para o seguinte: não molhe a terra demais. Regue apenas o suficiente para umedecer a terra levemente.
OBSERVAÇÃO FINAL
Embora seja muito gratificante, você não precisa necessariamente colher mudas no bosque para fazer seu bonsai. Se desejar, pode adquirir mudas já formadas de viveiristas. Neste caso, o passo a passo do plantio e cuidados posteriores devem ser os mesmos que vimos.
Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!
Abraço!!!