Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

O RÁDIO APLICADO À SEGURANÇA

Os anos passam e a tecnologia avança pelos campos mais insólitos de nossas vidas, muitas vezes causando surpresa a nós mais velhos.
Se pudéssemos de uma forma qualquer trazer de volta por alguns instantes os grandes inventores do século passado e mesmo os que nos deixaram a algumas décadas como Landel e Marconi, com certeza esses homens teriam um misto de surpresa e por que não dizer de grande satisfação ao se deparar com suas teorias e experimentos sendo aplicados normalmente e desapercebidamente em nosso dia a dia.
Dia desses, meu amigo e companheiro de trabalho J. C. Manzoli apareceu no serviço com uma bobininha e um capacitor de 39 pF e me perguntou o que seria aquilo.
Como o velhinho e eu trabalhamos juntos, e conhecedor de suas habilidades com a eletrônica, fiquei meio desconfiado, mas devido à sua seriedade, dei minha bicuda.
Manza, isso é um circuito sintonizado, ao que ele me retrucou
Isto estava dentro de uma placa de plástico que a vendedora esqueceu de tirar de um casaco que comprei em uma loja de departamento de um grande Shoping em Sorocaba. Ao chegar em casa a coisa não saia nem com reza brava e a único solução encontrada foi o velho martelo, e aí apareceu isso.
A muito tempo, a curiosidade me incomodava e ficava pensando como seria o circuito de detecção das grandes lojas de departamento que usam uma plaqueta para evitar roubos e eis que meu amigo me aparece com a referida bobina para elucidar a charada. Essas plaquetas de acrílico, usam um circuito passivo pois não comportam a possibilidade de se colocar baterias.
Como este boletim chega a milhares de pessoas que não conhecem bem os detalhes da eletrônica voltada às telecomunicações, deixo aqui minha sugestão (não conheço em detalhes o circuito) do que seria o sistema de segurança nas grandes lojas de departamento no Brasil e no mundo.
Como pode ser visto na foto ao lado, a bobina que meu amigo encontrou dentro da placa nada mais é que um circuito sintonizado, fazendo parte de um sistema de transmissão e recepção. A bobina em questão está sintonizada em uma determinada freqüência que, ao ser aproximada de um campo eletromagnético gerado nas proximidades, (normalmente em baixo do balcão de saída da loja) entra em ressonância, comportando-se como um elo fechado de absorção, causando um desequilíbrio entre o transmissor e o receptor. Em palavras fáceis de se entender, a bobina dentro da plaqueta é como se algo tivesse sugando o sinal que teria que chegar ao receptor e agora é drenado e dissipado na bobina.



Para os mais experientes (para não dizer mais idosos) que acompanham o Antique Radio News, muitos se lembrarão dos processos rudimentares de medição de freqüência (na época não existiam os freqüencímetros digitais) em tanque final dos transmissores de Broadcasting ou nos "Deltinhas" de nossos Radioamadores, usando as bobinas de absorção da TRIPLET Americana ou os GRID DIP Meter para sintonizar antenas e bobinas.
O sistema é montado de tal forma que o receptor emite um alarme caso o nível de sinal que está sendo captado seja menor que o previamente ajustado quando a bobina que está colocada na mercadoria à venda se aproxima da central transceptora.
A coisa funciona muito bem pois a maioria das lojas de departamento faz uso desse sistema para barrar os cleptomaníacos.