A capoeira é ao mesmo tempo uma luta e uma dança. Uma arma de defesa pesoal e um divertimento. Foi introduzida no Brasil pelos escravos africanos. Difundiu-se rapidamente em Salvador, no Recife e no Rio de Janeiro.
Capoeira – Luta Mortal
Alguns golpes de capoeira podem ser mortais. Os capoeiristas, no princípio do século 19 passaram a ser muito temidos. Usavam navalhas. Formavam bandos associados a políticos. Houve uma grande repressão policial. Uma verdadeira guerra doi travada, no Rio de Janeiro, entre os capoeiristas e o chefe de polícia Sampaio Ferraz, que os venceu.
Capoeira – Dança – Brincadeira
Hoje, na Bahia encontramos escolas – “Academias de Capoeira” – onde os famosos mestres formam os seus discípulos. A luta transformou-se num divertimento: uma dança ao som de cantos, berinbau, pandeiro, caxixi, palmas...
Formam um semicírculo e dois a dois entram na roda, para começar a lutar. Meneios de corpo, ginga, rasteira, rabo-de-arraia, bênção-de-peito. Golpes e contragolpes, rápidos e ritmados.
É uma dança. Mas, cuidado!
A brincadeira pode acabar e a luta de verdade começar. Com capoeiristas não se brinca quando não é hora de bincadeira...
(Extraído de Brasil Folclore Histórias Costumes e Lendas, deAlceu Maynard Araújo, Ed. Três)
Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!
Abraço!!!