Os grandes vazios entre as cidades mineiras foram sendo conquistados pela pecuária. Surgiram as imensas fazendas onde fazem o aproveitamento imediato do leite, na produção de queijos e manteiga. Os mineiros se especializaram na insdustrialização do leite, produzindo os mais saborosos queijos (queijos de Minas), manteiga e doce de leite.
A Política do Café-com-Leite
Na política, no fim do Império e começo da República, os mineiros, senhores de fazendas, tomaram uma parte importante na administração pública.
Quando os fazendeiros paulistas do café dominaram a política, aliados aos mineiros, surgiu a chamada política do café-com-leite.
As Fazendas de Leite
As grandes fazendas de criar gado leiteiro, a seleção do gado, o cuidado científico deram uma cidade de Minas o título de “A capital do Zebu”.
Nas fazendas de hoje, a ordenha (recolhimento do leite) é feita por meios mecânicos.
Entretanto, no sítios, nos retiros de leite, ainda se pode ver o tradicional retireiro de leite, com o banquinho ajustado para ordenhar a vaca, manualmente.
(Extraído de Brasil Folclore Histórias Costumes e Lendas, deAlceu Maynard Araújo, Ed. Três)
Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!
Abraço!!!