Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

Floriano Peixoto

Militar e estadista. Nasceu na vila de Ipioca, município de Maceió, Alagoas, em 30/04/1839, e morreu em, na época Divisa, Rio de Janeiro, em 29/06/1895.
Soldado do Exército brasileiro participou de muitos combates, sobressaindo-se especialmente na Guerra do Paraguai. Comandava o IX Regimento de Infantaria durante a Batalha de Aquidabã, que marcou o fim do conflito. Ao ser deflagrada a revolução que deporia o regime monárquico, ocupava o posto de major-general. Em 1891, foi eleito vice-presidente da República. Transcorrido pouco tempo, havendo renunciado o Marechal Deodoro da Fonseca, assumiu Floriano Peixoto a Presidência da República. Levantou o estado de sítio decretado ao Rio de Janeiro pelo seu antecessor e revogou a dissolução do Parlamento, convocando a urgente reunião da assembléia, com o que conseguiu acalmar o ânimo popular. Tendo-se recusado à eleição do Presidente da República, provocou o descontentamento popular, registrando-se a revolta da armada, que só conseguiu ser vencida com a interferência de navios de guerra dos Estados Unidos e de países da Europa. Contudo, a intranqüilidade continuou. Nem a reunião das assembléias que elegeram Prudente de Morais novo Presidente do Brasil logrou serenar os ânimos. Floriano Peixoto continuou a ser alvo de violentas críticas. Esse estado de coisas prosseguiu até o término de seu governo e tornou-o extremamente impopularizado. Seu temperamento decidido e combativo granjeou-lhe o cognome de “Marechal de Ferro”; pela atuação enérgica e panificadora nos primórdios do novo regime, tornou-se conhecido como o “Consolidador da República”. Em 15 de novembro de 1894 foi substituído na Presidência da República por Prudente de Morais (terminando assim uma gestão marcada por inquietações) Floriano Peixoto ocupa um lugar importante na História do Brasil, ao qual procurou servir de acordo com sua consciência. Nome completo: Floriano Vieira Peixoto.