Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

Quando Foi Inventado o Alfabeto?

Acredita-se que todos os alfabetos do Mundo derivaram de um alfabeto principal, o semítico setentrional, que surgiu por volta de 1700 a.C. entre os povos de língua semítica da região da Síria e da Palestina. Andes da invenção do alfabeto, a escrita consistia em simples pictogramas ou sinais silábicos, em que cada símbolo representava uma sílaba específica. Como a língua usa centenas de sílabas, isto significava a memorização de centenas de sinais.
A grande revolução ocorreu quando se compreendeu que as sílabas são compostas de um número relativamente pequeno de sons elementares. A maioria das línguas não tem mais do que vinte ou trinta desses sons: o sistema alfabético baseia-se na utilização de um símbolo para cada som. Os nomes dados a esses símbolos eram os dos objetos nos quais se baseavam.

As Vogais, Presente dos Gregos

Por volta de 1050 a.C., o povo da Fenícia utilizava um alfabeto de 22 letras. Os fenícios encontravam-se no centro da rota do comércio que compreendia o norte e oeste até a Grécia, o sul até Egito e o leste até a Mesopotâmia. O alfabeto fenício foi difundido na Europa pelos gregos, que lhe acrescentaram um conjunto completo de vogais. Todos os atuais sistemas de escrita ocidentais derivam do alfabeto grego. Na Europa Oriental foi adaptada uma versão do alfabeto grego, dando origem ao cirílico; uma outra versão evoluiu para o romano moderno ou escrita latina. As primeiras inscrições latinas datam do século VII a.C.
O sistema cuneiforme e os hieróglifos eram dominados exclusivamente por escribas altamente treinados. Com o alfabeto, muito mais pessoas puderam ler e escrever. Os slogans eleitorais nas muralhas de Pompéia mostram o avanço da alfabetização no início da era cristã.

Escritas Que Guardam Segredos

Apesar do êxito na decifração de escritas antigas, algumas ainda se mantêm obscuras. Entre estas os trezentos sinais utilizados pelo povo do vale do Indo há quatro mil anos e a escrita chamada Linear A, utilizada em Creta de 3000 a 1100 a.C.
Os maias, da América Central, tinham, por volta de 250 a.C., uma escrita complexa com cerca de 850 símbolos pictóricos. Parece existir ligações entre esses sinais e os atuais dialetos dos maias.
(Extraído de Grandes Acontecimentos que Transformaram o Mundo)