Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

Rodrigues Alves

Nasceu em Guaratinguetá, Estado de São Paulo, em 1848. Ocupou vários cargos públicos no Império.
Após a revolução de 1889 aceitou a República como fato consumado e foi sucessivamente ministro da Fazenda, presidente de São Paulo e presidente da República.
Advogado, administrador talentoso e integro, o novo presidente já era conhecido como espírito ponderado, gênio conciliador, porém firme e independente.
O quadriênio do Conselheiro Francisco Rodrigues Alves (1902 – 1906) foi dos mais brilhantes da República. Assinalou-se pelos grandes melhoramentos feitos na capital do país, saneada e embelezada graças aos esforços do higienista Osvaldo Cruz e do prefeito Pereira Passos, auxiliado por Paulo Frontin.
Em todos os departamentos do governo houve grande atividade, tudo tornado possível pela recuperação financeira realizada pela decidida e enérgica política do quadriênio anterior: desenvolvido de estradas de ferro; obras do porto do Rio; iniciaram-se extensos cais para o Rio de Janeiro tornar-se o porto mais fundo e mais bem aparelhado da América do Sul; início da reorganização das forças armadas; boa situação econômica e financeira; adotou-se rigoroso regulamento sanitário: o Departamento da Saúde Pública foi largamente dotado e sua direção confiada ao Dr. Osvaldo Cruz. Tantos esforços conseguiram o mais invejável êxito: a febre amarela e outras epidemias periódicas desapareceram do Rio de Janeiro.
Houve durante seu governo seu governo algumas agitações políticas, resistência e combates à vacinação contra a varíola (o Congresso votara a lei da vacina obrigatória como já existia na maioria dos países adiantados). Com o motivo aparente de protestar contra essa lei, produziram-se na Capital Federal, em novembro de 1904, lamentáveis motins populares.
Em 1905 reinou grande agitação política no Estado de Goiás, onde se deram graves distúrbios.
A 21 de janeiro de 1906, achavam-se alguns navios de guerra em comissão de estudos na Baía de Jacuicanga, perto de Angra dos Reis, para escolha do ponto em que devia ser construído o novo. Arsenal da Marinha. Às 22 horas, o velho e famoso navio Aquidabã explodiu, mergulhou de popa e, em poucos minutos, afundou totalmente. Nenhum combate naval ocasionara tantas perdas como esse trágico acontecimento ocorrido em 1906.
Dentre outros acontecimentos do fecundo governo Rodrigues Alves destacam-se ainda: a criação do primeiro Cardinalato da América Latina, recebendo a púrpura D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, arcebispo do Rio de Janeiro; a reunião no Rio, da 3º Conferencia Pan-Americana; a decisão da questão de limites com a Guiana Inglesa e a incorporação de grande parte do Acre ao território nacional.
Nome completo: Francisco de Paula Rodrigues Alves.