Teoricamente, um bonsai deve ter o tronco com a aparência de velho e, ao mesmo tempo, folas e ramos novos. Os ramos são mantidos novos e vigorosos por meio do repantio e da alimentação apropriada, produzirão não somente novas raízes vigorosas. Produzirão, também, ramos mais ativos e novos brotos. Esses brotos, no entanto, devem ser removidos de tempos em tempos, para evitar o surgimento de muitos galhos novos que comprometam a beleza do bonsai.
Não importa se a muda que deu origem ao seu bonsai foi colhida nas montanhas, se foi cultivada a partir de sementes ou produzida por enxerto ou alporquia. Sua educação será sempre indispensável, para dar-lhes a necessária “forma artística”. Toda uma gama de técnicas são comumente usadas para este fim. Vejamos as principais.
PODA SEVERA
A poda é a técnica à qual mais se recorre para educar um bonsai. É usada para corrigir as linhas gerais da planta, bem como para retardar seu crescimento natural.
Em casos onde existam dois galhos opostos, ou haja muitos ramos crescendo na mesma altura em várias direções, a poda é necessária.
PODA DE EDUCAÇÃO
O excesso de brotos e ramos é corrigido pelas podas de educação. Nestas podas leves, eles são suprimidos bem nas juntas, antes que fiquem muito grandes e para que as cicatrizes desapareçam sem deixar marcas.
COMO CORRIGIR TRONCOS
Não é bem verdade que pau que nasce torto não tem jeito – morre torto. Você talvez gostaria, por exemplo, que ele ficasse mais reto ou, eventualmente, ainda mais torto. Portanto, quando quiser mudar a curvatura de um tronco, num determinado ponto use um desses métodos.
1 – Você vai precisar de dois pedaços de arame grosso e de cordinhas finas, de fibra natural. Instale os arames ao lado do tronco, na curvatura desejada. Com uma das mãos, force o tronco até que ele encoste completamente nos arames. Revista arames e tronco com corda fina, bem apertada, como se estivesse encanando um braço quebrado. Daí a 2 ou 3 meses, quando as cordas apodrecerem, o tronco deverá ter adquirido a forma desejada. Mas se ainda não tiver chegado no ponto que você queira, não tem problema: repita a operaçao.
2 – Você também pode obter bons resultados usando um torniquete. Além do troniquete, propriamente dito, será necessário uma barra de ferro, um pano grosso ou pedaços de tapete velho, um pedaço de placa de zinco, borracha ou couro, e pedaços de arame. Comece amarrando a base do tronco com borracha ou couro e, por cima, coloque a placa de zinco. Instale depois a barra de ferro, verticalmente no lado para o qual você quer que o tronco se incline. Use um pano grosso ou pedaço de borracha como cunha, para proteger o espaço entre a base do tronco e a barra de ferro. Instale o torniquete, de modo que possa ir ajustando-o gradualmente. Depois, amarre um tecido grosso ou um pedaço de tapere no tronco, acima do torniquete, e passe um arame entre o tronco e a barra de ferro. O torniquete deve ser colocado entre abril e agosto, quando a árvore está “dormindo”, e permanecer até dezembro ou janeiro. Durante esse período, qualquer rachadura no córtex, causado pelo processo de contração, deverá ser tratada e preenchida com cicatrizante vegetal.
EDUCAÇÃO COM ARAME
Trabalhar com arame é um método relativamente moderno para educar os troncos e galhos do bonsai. Essas técnicas é utilizada em substituição ou em conjunto com as demais. Com arames, é possível educar o bonsai em quase todas as formas e estilos.
Para melhores resultados, o arame de cobre, ou fio elétrico decapado, deve ser aquecido em baixas temperaturas. O aquecimento amolece o arame, tornando-o mais maleável e ajudando a evitar danos ao córtex (casca) da árvore.
CUIDADOS A SEREM TOMADOS
1 – As árvores fracas, ou aquelas que tenham sido replantadas recentemente, nunca devem ser submetidas a este processo. Tenderiam a murchar e morrer.
2 – Mantenha sempre o arame na direção do crescimento natural do galho. Isso evita que ele afrouxe. O arame não deve ser amarrado muito apertado, pois poderá danificar os galhos. Nem muito frouxo, pois assim não cumpriria seu objetivo.
Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!
Abraço!!!