Uma vez que o bonsai cresce em vasos pequenos, seu replantio é necessário, sobretudo para fornecer terra fresca à planta. A seguir, alguns dos motivos pelos quais o replantio é tão importante.
1 – Conforme o bonsai cresce, ele vai desenvolvendo mais e mais raízes, que se emaranham dentro do vaso, começando, começando, às vezes, a apodrecer. No replantio, você pode desenvolver e reduzir o número de raizes.
2 – Os nutrientes naturais, contidos na terra do vaso, com o tempo perdem ser repostos por ocasião do replantio.
3 – Com o tempo, também, ocorre alguma perda de terra. No replantio, a quantidade exata de terra pode ser recolocada.
4 – É uma boa oportunidade para avaliar a proporcionalidade entre o que está acima e o que está abaixo do solo. Ou seja: raizes e parte aérea da planta.
No mínimo, o replantio dá ao bonsai terra fresca, adequandamente preparada, que faz funcionar melhor o metabolismo da planta.
FREQÜENCIA DO REPLANTIO
A freqüencia para o replantio do bonsai depende muito da espécie de planta utilizada. Algumas regras gerais:
1 – Os bonsais que têm raízes que crescem rapidamente, como os salgueiros, ou que consomem muita água, como os eucaliptos, devem ser replantados uma vez por ano.
2 – Plantas de crescimento radicular mais lento, como os pinheiros e os carvalhos, devem ser replantadas a cada três ou cinco anos.
Enfim, quão mais intenso é o hábito de crescimento da raízes, maior deve ser a freqüencia dos replantios.
ÉPOCA PARA REPLANTIO
A época para o replantio varia de acordo com a localidade. Todavia, é na primavera, quando a seiva começa a fluir mais intensamente e os brotos despontam, que o replantio torna-se mais adequado. No entanto, não é rigorosamente necessário restringir-se à primavera, se as condições gerais da planta forem boas. Certas espécies, como o abeto e algumas variedades de nozes, devem ser replantadas entre fins de abril e ínicio de maio. O que você não deve, nunca, é replantar no meio do inverno ou em meados do verão.
TERRA PARA REPLANTIO
A “fórmula” de solo ideal para o replantio é a seguinte:
1 – Para os pinheiros e os carvalhos, mistura-se 7 partes de terra vermelha com 3 de argila arenosa.
2 – Para outras espécies, 6 partes de terra vermelha, 3 partes de terra preta e uma parte de folhas secas bem maceradas ou composto orgânico.
TÉCNICA DE REPLANTIO
Tomemos como exemplo uma piracanta. Atenção: a terra deverá estar seca. O bonsai, portanto, não deve ser regado antes do replantio.
1 – Usando uma varetinha fina de bambu ou madeira, desprenda a terra em volta do vaso.
2 – Depois de desprender o torrão, segure a planta pela base do tronco e retire-a do recipiente.
3 – Remova cerca de 70% da terra do torrão, trabalhando de fora para dentro e tomando cuidado para não danificar as raízes pequenas.
4 – Pode as raízes que parecem muito vigorosas, assim como as que estejam danificadas, secas ou mortas.
5 – Levando em conta a espécie a ser plantada e o estilo de bonsai, escolha um novo vaso. É sempre melhor dar preferência a vasos sem esmaltação, pelo menos para o pinheiro, o carvalho ou árvores frágeis. Vamos assim, absorvem mais calor do sol, aquecendo mais depressa a terra em seu interior.
6 – Cubra os orifícios de drenagem com telas de náilon presas com arame grosso.
7 – Prepare o substrato mais indicado e passe-o numa peneira de malha fina.
8 – Encha o vaso, até cerca de ¼ da sua altura, com carocinhos de terra (a parte que ficou na peneira). Espalhe sobre eles uma leve camada de substrato de solo peneirado. A espessura dessa camada varia de conformidade com o volume das raízes.
9 – Instale a planta, devidamente podada e preparada, dentro do vaso. Se quiser que ela fique acima do nível da borda do vaso, acrescente mais terra formando uma espécie de morrinho.
10 – Para mantê-la firme no lugar, se for o caso, amarre-a ao vaso com fio elértrico, revestido de plástico. Passar os fios pelos orifícios de drenagem costuma ajudar. Por razões estéticas, tente manter as amarras embaixo da terra.
11 – Adicione mais terra, gradualmente. Use a vareta para trabalhar a terra e envolver as raízes. Também ajuda na acomodação do solo, se você der pequenas pancadinhas no vaso.
12 – Quando o vaso estiver 80% cheio, pressione levemente a terra com os dedos.
13 – Cubra o solo com uma camada fina de terra para “decoração”, moldado os relevos e pressionando-a nas bordas do vaso com uma pequena espátura, para que ela na escorra durante a irrigação.
14 – Varra a superficie do solo com um pincel largo, para que ela ganhe uniformidade.
15 – Coloque o vaso replantado em local plano e parcialmente coberto. Regue lentamente, para que a terra absorva a umidade de forma gradual. A umidade será suficiente quando a água começar a escorrer pelo orifício de drenagem.
CUIDADOS POSTERIORES AO REPLANTIO
O bonsai replantado deve ser mantido em local parcialmente coberto por duas ou três semanas. Se o replantio foi feito na primavera, leve-o para o lado de fora após este período. Se no outono, mantenha-o dentro de casa, ou em local onde possa receber quantidade suficiente de sol, mas ficar protegido do vento.
As novas raízes começarão a crescer dentro de três a seis meses. Será hora, então, se for o caso, de cortar e retirar as amarras (fios eletricos) colocadas quando do replantio.
Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!
Abraço!!!