Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

A ENERGIA QUE ALIMENTA OS COMPUTADORES

Como sabemos, os computadores precisam de energia elétrica para funcionar, e como a energia que eles precisam deve estar em forma de uma baixa tensão contínua, para ser mais exato 5 volts positivos, 12 volts positivos, 5 volts negativos e 12 volts negativos, e a nossa rede elétrica fornece 110 volts ou 220 volts alternados, é preciso um circuito especial que faça a transformação.
Os computadores usam a fonte de alimentação para esta finalidade.
Nos aparelhos como televisores, rádios e outros que funcionam a partir da rede de energia elétrica as fontes consistem num bloco único, isto é, a fonte de alimentação está montada na mesma placa em que está o restante do aparelho.
Mas nos computadores a fonte consiste em uma caixa metálica fechada e separada, que possuí uma entrada para a rede de energia elétrica e saídas para as placas que deve alimentar ou ainda para o monitor de vídeo.
O fato da fonte ser separada do restante do computador é muito interessante em diversos aspectos, um deles, é que se aumentarmos muito o número de dispositivos que vamos usar no computador e a fonte não agüentar por ter pouca potência, a fonte pode ser trocada por outra de maior capacidade.
Da mesma forma, se uma fonte de alimentação apresentar problemas, a sua substituição é muito simples, não exigindo que outros pontos delicados do computador tenham que ser mexidos.
A ligação das fontes nas placas alimentadas é feita por conectores especiais que depende do tipo de placa ou dispositivo que vai ser alimentado.
Como a tensão da fonte é contínua, a sua polaridade deve ser rigorosamente observada, por isso existe uma posição correta para encaixar esses conectores, se bem que sejam feitos de maneira que uma inversão é quase impossível, mas qualquer técnico deve estar atento.
Uma característica dessas fontes é que isolam o circuito do computador da rede de energia elétrica.
Isso significa que não temos simplesmente baixas tensões em sua saída, mas também segurança pelo isolamento, pois podemos tocar em qualquer ponto a partir do conector sem haver perigo de choque, mesmo com o aparelho ligado.
Se observarmos o esquema do circuito de uma fonte comum (fonte do Super Nintendo, Eliminador de Pilhas) e compararmos com o esquema de um circuito de fonte chaveada (fonte utilizada pelo computador), notamos, que a fonte chaveada não tem as mesmas configurações das fontes comuns, em que o isolamento da rede de energia elétrica é feito por meio de um transformador com núcleo de ferro laminado.
As fontes chaveadas são muito compactas e operam com freqüências elevadas, o que permite o uso de pequenos transformadores com núcleo de ferrite, muito menores e muito eficientes.
Um ponto importante para quem não tem experiência é que não precisará mexer no interior de fontes.
Se bem que quem tem alguma experiência possa abrir uma fonte e repará-la, mas no momento será interessante saber se o defeito é ou não de uma fonte.
Se for da fonte, às vezes pode ser mais econômico fazer uma troca, e isso é coisa bem simples.
Além do conjunto de placas que ficam no interior da Unidade de Sistema, o computador possuí diversos elementos periféricos de entrada e saída que funcionam em conjunto.
Um computador qualquer é formado por uma placa mãe, uma placa IDE, uma placa de vídeo, placas estas que geralmente vem on-board, a fonte, o teclado, um ou dois drivers (CD-ROM, Gravadora de CD e ou DVD, Combo), um ou dois discos rígidos (HD), monitor, mouse e outros dispositivos instalados para o seu melhor conforto.