O bonsai é uma árvore, arbusto ou trepadeira lenhosa que, cultivada em vaso, e apesar de ser de tamanho muito pequeno, expressa totalmente a beleza e o volume da planta em seu porte original. O nome bonsai é japonês e a tradução literal da palavra é: “plantado numa bandeja”.
A diferença entre um bonsai e as outras plantas de vaso é que, enquanto essas são, em geral, espécies cujas flores ou folhas nos dão o motivo de apreciação da planta, no bonsai o que conta é a miniaturização. Em outras palavras, a beleza, por exemplo, de toda uma árvore reduzida a uns poucos centímetros, em perfeita harmonia com o recipiente onde está plantada.
Em rigor, um bonsai deve ser somente de 30 a 48 centímetros de altura. Mesmo assim, deve manter as características exatas de uma árvore frondosa, ou de um pinheiro exposto ao vento que se agarra a um rochedo no litoral. Mas essas medidas são teóricas e antigas. Mais recentemente, uma nova sistemática classifica os bonsais em 4 tipos: minis, com até 15 cm; pequenos, entre 15 e 30 cm; médios, de 30 a 60 cm; e finalmente, grandes, se maiores que 60 centimetros.
Antigamente um bonsai deveria medir de 30 a 48 centímetros de altura.
Existem vários estilos de bonsais. Todavia, da mesma forma que as árvores encontradas em seu ambiente natural, não existem dois exatamente iguais. Bonsais podem ter troncos grossos e retos, finos e retorcidos, troncos inclinados, dois ou mais troncos... enfim, todas as formas que são vistas na natureza.
A arte do bonsai, em resumo, é a tentativa de miniaturizar artificialmente, e o mais perfeitamente possível, plantas em suas formas naturais. A mais recente tendência, por exemplo, é criar a simulação de uma floresta, com árvores-bonsai plantadas numa bandeja, eventualmente combinadas com arbustos-bonsai e pedras.
Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!
Abraço!!!