Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

A HISTÓRIA DO BONSAI

Ninguém sabe ao certo quando começou. Mas, documentados, são mais de 800 anos
A primeira menção registrada de bonsais data da Era Kamakura, o período da História Japonesa que vai do ano 1192 ao ano 1333. Nos pergaminhos do sacerdote Honen, que viveu nesta época, constam ilustrações de árvores em miniatura, plantadas em bacias e expostas em prateleiras.
Vários outros textos, escritos durante este período, mencionam que mudas de árvores e outras plantas eram colhidas nos campos e montanhas e transformadas em bonsai. Aliás, a famosa peça teatral Hachi-no-ki, que trata de temas da Era Kamakura, faz referencia especifica a ameixeiras, cerejeiras e pinheiros plantados em vasos.
Por todos esses fatos, acredita-se que a arte do bonsai já era apreciada pela nobreza japonesa pelo menos desde uns 800 anos atrás.
Mais recentemente, durante a Era Edo, que vai de 1615 a 1867, a jardinagem e os vasos de plantas, especialmente as floríferas e espécies com folhas coloridas, eram extremamente populares no Japão. No entanto, evidencias indicam que o interesse maior pelo bonsai só aumentou no final dos Anos Edo, quando árvores estranhamente – consideradas bons exemplos de bonsais. Essa tendência à deformidade, felizmente, durou pouco. Logo foi corrigida, e o bonsai ressurgiu como expressão de saúde e beleza natural.
Em 1914, para dar cobertura ao crescente interesse do publico por essa arte, aconteceu no Japão a primeira Exposição Nacional de Bonsais. E vinte anos depois, em 1934, o Museu Metropolitano de Arte de Tóquio instituiu uma exposição anual, que é realizada até hoje. Mais recentemente, numa iniciativa da Fundação Takagi, destinada a promover, entre outras coisas, exposições permanentes de bonsais, foi inaugurado, nos arredores da capital japonesa o Museu Takagi da Arte do Bonsai.
Antigamente, bonsai era coisa de ricos. Hoje, no entanto, ele é visto como arte e hobby pelo publico em geral. Tornou-se, particularmente, popular nas grandes cidades, onde as pessoas têm pouco contato com a natureza. E não só no Japão. A chamada “febre do bonsai” vem aumentando ano a ano na Europa, Estados Unidos e também no Brasil. Por suas características muito singulares, é cada vez maior, no mundo todo, o número de pessoas que quer aprender a arte do bonsai.
Como você vai descobrir a seguir, cultivar um bonsai exige certos conhecimentos, alguns cuidados especiais e uma boa dose de paciência. Mas não chega a ser nenhum bicho-de-sete-cabeças. Considere, no entanto, que este blog dificilmente vai conseguir fazer que você um exímio conhecedor desta centenária arte. Nossa pretensão é tão somente lhe passar os conhecimentos básicos. O aperfeiçoamento só virá com a experiência adquirida ao longo dos anos.