Como todas as coisas vivas, os bonsais também são suscetíveis a pragas e doenãs. Mas existe uma série de medidas preventivas e corretivas que podem ser tomadas.
PREVENÇÃO
Em primeiro lugar, é fundamental manter o bonsai com saúde, pois os insetos e bactérias tendem atacar, mais freqüentemente, apenas plantas fracas. Neste caso sentido, é importante que o bonsai tome sempre bastante sol e ar fresco, e receba fertilizações adequadas.
Quando encontrar pulgões ou outross insetos, procure livrar-se deles o mais rápido possível. Se for o caso, fazendo uso de inseticidas de multiuso, como o Protector Casa & Jardim, da Johnson. Se notar mudanças repentina na cor das folhas, ou o surgimento de manchas nos galhos e troncos, é possível que a planta esteja sendo atacada por fungos e bactérias. Recorra, então, à calda bordalesa ou a outro bom fungicida. De qualquer modo, se você fizer aplicações preventivas de inseticidas e fungicidas, alternadamente a cada 15 dias, dificilmente terá problemas. Em todo o caso, na hora da aplicação, se a terra estiver seca, regue-a primeiro. Depois, tome cuidado para limitar a pulverização das folhas e galhos, evitando assim contaminar o solo.
Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!
Abraço!!!