Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

NUTRIÇÃO

Por serem cultivados em pequenas quantidades de terra, de tempos em tempos será necessário dar aos bonsais um bom “complemento alimentar” sob a forma de fertilizante.
Como regra geral, pequenas fertilizações devem ser feitas na primavera e uma dose um pouco maior no outono. A quantidade ideal, no entanto, dependerá do estagio do cultivo do bonsai. Bonsais mais novos requerem mais “vitaminas”. Bonsais mais velhos, menos.
O aliemento do bonsai deve conter os tres ingredientes principais, que são o nitrogênio, o fósforo e o potássio. Em outras palavras, um NPK de fórmula 50-30-20, ou aproximada. Mas não se deve prescindir também dos micronutrientes, tais como o boro, molibdênio e outros.
Daí ser preferível utilizar fertilizantes para (com NPK da fórmula), que costumam incorporar em suas fórmulas também estes elementos micronutrientes. Quando se trata de fertilizantes líquidos, devem ser aplicados mais freqüentemente. A prática geral, no entanto, é utilizar no outono fertilizantes sólidos e na primavera fertilizantes líquidos.
Para o fertilizante sólido, considere duas colheres de chá para cada 30 cemtímetros de comprimento de vaso. Incorpore o adubo à terra, uma distância de aproximadamente 2/3 entre a planta e a borda do vaso. Se for colocado muito próximo da árvore, poderá queimar algumas raizes; se depositado muito perto da borda do vaso, poderá escorrer e perder-se durante as regas.
NUTRIÇÃO NA PRIMAVERA
Se a planta for florífera ou frutífera, deve receber, também, quantidades adicionais de ácido fosfórico e potássio cáustico. Farinha de peixe ou de osso, bem como fertilizantes líquidos, como o Hyponex, contêm essas substâncias. Mas atenção: o fertilizante não deve, nunca, ser aplicado quando as plantas estiverem florescendo ou dando frutos.
NUTRIÇÃO NO OUTONO
A fertilização no outono ajuda os troncos do bonsai a ficarem grossos e fortes. Deve ser feita da mesma maneira que na primavera. As quantidades é que devem ser aumantadas. Umas 3 colheres de chá para cada 30 centímetros de vaso costuma ser o mais recomendado. As plantas de folhas caducas devem receber o fertilizante depois que as folhas caírem porém antes do final de maio. As sempre-verdes devem ser alimentadas em abril e maio e, às vezes, também em junho. Adicionalmente, um fertilizante líquido pode ser pulverizado nas plantas floríferas e frutíferas, como na primavera.