Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

CUIDADOS COM O BONSAI

IRRIGAÇÃO
Sobretudo por viverem em vasos, com pouca quantidade de terra, os bonsais precisam de irrigação adequada. A falta de atenção nesse aspecto, aliás, é uma das principais causas de insucesso com bonsais.
A falta de água, aliada a temperaturas altas, faz as raízes capilares murcharem e morrerem. E nem adianta muito fazer irrigações de emergência. A penetração do ar na terra seca tende a reduzir sua eficiência. Resultado: morte de mais raízes e, não raras vezes, do próprio bonsai. A recíproca também é verdadeira: excesso de água entope os vasos capilares da planta ou, na melhor das hipóteses, apressa o – indesejável – crescimento dos bonsais.
Daí ser imperativo que a irrigação seja adequada e feita na hora certa. Como regra geral, o bonsai deve ser regado antes que o solo da superfície seque completamente. Isso se consegue, normalmente, regando-o uma vez por dia. Exceto no verão, quando o melhor é regar, infelizmente, não pode ser seguida ao pé da letra. As condições de exigência de água variam de planta para planta. Em todo o caso, a irrigação pode ser considerada bem feita, quando a terra permanecer ligeiramente úmida, ou, mais precisamente, quando está 70% seca.
A quantidade de água necessária para um bonsai varia também em relação à época do ano. Na primavera, quando as plantas tornam-se ativas e começam a brotar, a irrigação deve ser constante. No verão, a terra que está dentro do vaso seca mais rapidamente e, por isso, a planta precisará de regas mais freqüentes e abundantes. Já no outono e inverno não será necessário tanta água. Todavia, se o bonsai é mantido dentro de casa, a água tende a secar mais rapidamente, sendo sua reposição necessária – mesmo que algumas espécies estejam no período de repouso vegetativo.
Em resumo, para o bom desenvolvimento do bonsai, é preciso atenção constante nas condições de umidade do solo. Uma boa indicação para saber quando a irrigação é necessária nos é dada pela descoloração da superfície do vaso. Se a terra estiver seca, regue aos poucos, até que a água comece a sair pelo orifício de drenagem. Se não, talvez seja o caso de esperar um pouco mais.
Outra providencia importante é pulverizar as folhas. Isso deve ser feito, principalmente no verão ou nos dias mais quentes. Esse método é usado, basicamente, para repor a água que evapora pelas folhas, mas também para levar a poeira que se assenta nelas. Quando a água é pulverizada, a umidade aumenta e os estômatos (poros vegetais) reabrem, acelerando a evaporação e baixando a temperatura da planta. Uma boa prática é pulverizar as folhas pela manhã e à noite. Mas isso nunca deve ser feito nos meses de inverno.