QUEIJOS DE MASSA DURA
QUEIJO PARMESÃO
Originário da região de Parma na Itália. Este tipo de queijo tem casca espessa e sabor pregnante, obtido por longa maturação. Pode ser degustado puro, como aperitivo, e é muito utilizado em molhos para massas. Normalmente são consumidos em tabuas de queijos, acompanhados de vinhos e frutas.
QUEIJO GRYÈRE
Com sabor suave e adocicado, caracterizam-se pelo seu grande formato. É considerado pelos suíços como “o rei dos queijos”. Sua massa firme não pode faltar na tabua de queijos e é o mais utilizado para fondue.
QUEIJO MAASDAM
É tradicionalmente grande e se parece ao Emmental. É um queijo de maturação rápida e sua e suas olhaduras são tão grandes quanto os famosos queijos suíços.
QUEIJO REINO
Queijo brasileiro e tradicional, pode ser consumido puro e em aperitivos. Recebeu essa denominação porque o Brasil importava através do reino de Portugal o queijo Edam holandês, originando a expressão, hoje consagrada, queijos do “Reino”.
QUEIJOS DE MASSA SEMIDURA
QUEIJO PROVOLONE
É o queijo mais consumido no mundo. Possui massa densa e firme, formato tubular, sabor picante e normalmente é defumado. Pode ser servido de diversas maneiras: puro, ralado, em saladas, à milanesa ou assado.
QUEIJO SAINT-PAULIN
Inspirado nos tipos Tybo e Danbo dinamarqueses, por volta de 1920, em Minas, nasceu o queijo Prato. Sua denominação surgiu por seu formato redondo e chato. Devido ao uso em lanches e sanduíches seu formato tornou-se retangular para facilitar seu fatiamento. Seu sabor é suave e amendoado. Não possui casca e sua maturação é relativamente curta.
QUEIJO TIPO COLÔNIA
Elaborado de leite de vaca “pasteurizado”, o queijo tipo Colônia é ideal para acompanhar saladas, carnes, lanches e aperitivos. Possui sabor acentuado, massa consistente e cremosa, com média maturação. Muito apreciado na Serra Gaúcha, é típico do interior do Rio Grande do Sul.
QUEIJO EDAM
De origem holandesa, o queijo Edam, no Brasil, possui sabor frutado e adocicado. Muito utilizado em tabuas de queijos, agrada por sua forma esférica, sua cor e a excelência de seu sabor. Levemente acido quando novo, sua textura é semidura.
QUEIJO ESTEPE
Tem sua origem nas estepes russas, para onde migraram mestres queijeiros dinamarqueses. Possui cor amarelo-palha e sua forma, tradicionalmente, é quadrada. De sabor ligeiramente doce frutado, sua textura é semidura.
QUEIJO TILSIT
Versão do queijo holandês Edam na Alemanha, onde os locais para maturação eram mais úmidos que os da Holanda.
QUEIJO GOUDA
Seu nome provem da cidade onde inicialmente era fabricado, no Sul da Holanda. Fabricado a partir de leite de vaca integral ou praticamente desnatado, possui sabor suave, ligeiramente frutado e adocicado. É muito apreciado no Brasil, sendo consumido puro, com aperitivos e lanches.
QUEIJO ITÁLICO
Queijo nobre, ideal como aperitivo, era fabricado originalmente na Itália. Tem seu sabor mais acentuado que o Gouda, porém sua massa é mais fina e macia. Devido ao processo de maturação, sua casca é espessa e amarelada.
QUEIJO MINAS PADRÃO
O mais antigo queijo brasileiro, sendo produzido essencialmente na região das Minas Gerais. Ideal para acompanhar doces e lanches. Seu sabor é levemente acido e sua massa branca. Levemente quebradiço quando novo e cada vez mais cremoso com o processo de maturação.
QUEIJO CHEDDAR
Sua coloração amarelo-alaranjado é inconfundível e seu sabor inigualável. De origem britânica, é, hoje, o mais difundido no mundo. Possui massa firme e levemente quebradiça quando maturado. Pode ser servido como aperitivo, assim como acompanhamento para carnes e massas. Ideal para o preparo de sanduíches e molhos.
QUEIJOS DE MASSA MOLE
QUEIJO MORBIER
Originário da região francesa de Comté, é ideal para servir aperitivos e em ocasiões especiais. É caracterizado pela faixa de carvão vegetal que corta sua massa ao meio. Possui sabor levemente metalizado e massa flexível e doce.
QUEIJOS MOFO BRANCO
QUEIJO BRIE
Originário da região francesa de Brie, é um queijo maturado pelo fungo Penicillium Candidum, o qual é coberto, formando uma textura branca e aveludada. Tem textura cremosa e sabor suave. Quando jovem, sua massa é levemente quebradiça, transformando-se até ficar completamente maturado.
QUEIJO CAMENBERT
Originário da região francesa da Normandia, este queijo apresenta casca coberta por uma camada branca do fungo Penicillium Candidum, o qual é responsável pela maturação de sua massa mais firme e levemente ácida, sendo conhecida como o coração do queijo. Quando maturado, possui massa cremosa e sabor mais intenso.
QUEIJOS MOFO AZUL
QUEIJO GORGONZOLA
Queijo tradicional, de origem italiana, tem como principal característica a presença de veios azuis-esverdeados em sua massa, típicos da atuação do fungo Penicillium Roqueforti. Possui sabor forte, com massa firme e quebradiça, tornando-se cada vez mais cremosa ao longo do tempo.
Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!
Abraço!!!