Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

VELOCIDADE MÁXIMA

Acompanhe os passos do gênero que é sucesso hoje e fez historia na evolução dos consoles, se for rápido o suficiente!

Em junho de 1961, foi criado o primeiro game, o que seria uma revolução no mercado mundial do entretenimento, porém um sonho de consumo muito distante para muitas pessoas na época. Felizmente, a tecnologia está a nosso favor, e as coisas evoluem muito rápido, tornando esse sonho uma realidade nos dias de hoje.

ATARI

Bons tempos de nostalgia foram aqueles dos anos 80, em que se originaram fantásticos games de corrida, como os primogênitos Enduro, do Atari, e o Fórmula 1, do Odyssey, dois consoles que dominavam o mercado naquela época. Quem foi testemunha do nascimento desses importantes aparelhos que causaram furor entre os gamemaníacos de primeira viagem dos anos 80 carrega na memória horas e horas passadas na frente da televisão se divertindo naqueles games que possuíam poucas cores, níveis repetitivos (mesmo assim não cansavam!) e sons fracos. Quem não teve a oportunidade de vivenciar isso por ser pouco mais jovem, fique sabendo que os games de corrida inventados hoje foram inspirados nos games mais antigos. O sucesso dos games de corrida nos anos 80 fez com que as empresas e desenvolvedores entrassem na corrida da tecnologia dentro do entretenimento, trazendo cada vez mais avanços para esse gênero que é sucesso hoje entre 9 em 10 jogadores. Claro que muitos outros jogos, como Space Invaders e Asteroids, do Atari, Senhor das Trevas, Didi na Mina Encantada, entre muitos outros títulos, também faziam a cabeça dos gamers dos velhos tempos. Porém, nos jogos de corrida, o Enduro, da Atari, tornou-se realmente o pioneiro. Então novas empresas voltadas aos jogos estouram no mercado mundial, lançando novos consoles, como o Intellevision e o ColecoVision, mas nenhuma consegue alcançar o sucesso dos títulos da Atari.

NES

Então em 83, após muitas disputas de liderança de vendas, a Nintendo lança a sua plataforma revolucionaria, o Famicom (Family Computer), futuro NES (Nintendo Entertainment System), com uma nova visão de console, o qual era intencionalmente parecido com um brinquedo. Muitos games surgiram, como o RC Pro AM e o Road Fighter, que foram ícones da evolução dos games de corrida, acompanhados pelo nascimento de um dos maiores personagens da historia dos videogames, Mario. Começava então a queda e o desaparecimento do Atari, do Odissey e de outros consoles da época, pois a Nintendo já dominava o mercado mundial.
Em 1984, houve uma queda de vendas impressionante, os consumidores desistiram dos consoles e voltaram os olhos para os computadores, pois eles trariam, além de diversão, atividades educacionais e muito mais. Graças ao grande fracasso dos games no universo dos computadores por serem muito ruins e mal desenvolvidos, o publico se cansou rapidamente e perdeu o interesse por essa plataforma. Esse fato se estende até meados de 1986, quando a gigante japonesa traz o NES para os Estados Unidos, quando já era sucesso no Japão. A febre toma conta também da terra do Tio Sam. Mas o sucesso do NES era mesmo inevitável, já que uma gama de jogos acompanhava o seu lançamento.

MÁSTER SYSTEM

Então a Sega aparece com o seu console, o Máster System, juntamente com o game Hang On (Corrida de Motos), mas eram muito fracas devido a tecnologia da época. Este ultimo console foi lançado no Brasil pela Tec Toy e como a Nintendo não oferecia concorrência por aqui, o Máster System se tornou febre.

ATARI 7800

A Atari tentou lançar uma outra versão do seu antigo console em 86, o Atari 7800, mas sua imagem já estava manchada e muitas criticas aos antigos títulos tinham sido lançadas no mercado. A Nintendo então domina o mercado e vende 10 vezes mais que seus concorrentes. Com esse sucesso, muitas empresas procuram a Nintendo para produzir jogos.

MEGA DRIVE

Em meados de 1989, a Sega, em crescimento, traz para o publico o Gênesis (Mega Drive para japoneses e brasileiros). Com um sucesso relativo no japão, o console vinha acompanhado de Altered Beast e trazia também excelentes games de corrida, como Outrum (uma revolução, demais!), Virtua Racing (uma espécie de fórmula 1 com gráficos quadrados, no bom estilo 3D) e o famoso Ayrton Senna’s Super Mônaco GP 2, que foi sucesso aqui no Brasil, pois trazia o nome do melhor piloto de todos os tempos da Fórmula 1.

SUPER NES

Em 1990, Super Mario 3 foi o game mais vendido de toda a história. A Nintendo traz o maravilhoso e revolucionário Super Famicom (SuperNes para os brasileiros), um console de 16 bits que mudou totalmente a visão de games na época, trazendo jogos caprichados, muito bem trabalhados. Muitos foram sucessos, como Super Mario World e no quesito corrida, impressionante F-Zero, que elevou o patamar da tecnologia com uma corrida futurística, na qual era possível alcançar velocidades impressionantes pilotando naves em vez de carros em cenários e pistas de tirar o fôlego. Além de Rock’n’ Roll Racing, que era um jogo simples e divertido, em que era preciso ganhar dos seus adversários no melhor estilo, destruí-los com armas do seu carro e aprontando armadilhas, tudo isso regado ao mais puro rock’n’roll; os famosos Top Gear 1 e 2, que sem dúvida, eram os melhores games de corrida para o SNES, em que os jogadores poderiam se enfrentar na mesma tela, correndo por diversos caminhos ao redor do mundo e outros, como Stunt Race FX e Nigel Mansell’s World Championship Racing.

NEO GEO

Nessa época, o mercado conheceria o Neo Geo, um console baseado em árcade cujos games eram superiores em gráficos, sons e jogabilidade. Mas com o preço alto dos games (U$ 150) e do console (U$ 500), não trazia concorrência para a Nintendo, mesmo possuindo ótimos games de corrida, como o Neo Drif Out, Over Top e Trash Rally. Neste mesmo ano, a batalha para tentar ganhar o mercado foi lançada, Sonic pela Sega e Mario pela Nintendo, e sem sombra de duvida, o encanador bigodudo ganhou adisputa.

ÁRCADE

Nos arcades, Street Fighter II é lançado e se torna o game mais famoso da década de 90, renovando o gênero de luta e elevando a preferência pelos fliperamas. Então a concorrência investe em jogos mais sofisticados, e o gênero de corrida é o preferido. Três games de corrida que se destacam pela tecnologia aplicada na época vêm da Sega, que era pioneira. O Daytona USA, o famoso Sega Rally e o divertidíssimo Rad Móbile, que trazia o personagem Sonic pendurado no retrovisor do carro de corrida.

SEGA CD

Em 92, o Mega Drive ganha seu CD-ROM, o Mega CD ou Sega CD nos EUA. Infelizmente, a Sega não permitiu a alguns desenvolvedores fácil acesso a recursos como a rotação de sprites e o zoom. O Sega CD não trouxe boas lembranças e muitos avanços tecnológicos nos games de corrida. Os melhores títulos foram BC Racers, F1 Circus CD e Jaguar XJ220, jogos fracos, porém ficaram na lembrança por serem boas pedidas para o formato.

3DO

Em 1993, a Panasonic inicia uma Campanha de marketing para lançar o seu primeiro videogame com 32 bits da historia, contando com o apoio de muitos desenvolvedores de peso. O game foi imbatível e fez sucesso rapidamente para o console foi Road Rash, da Electronic Arts. Nele, você é um corredor em cima de uma moto possante e o seu objetivo e chegar em primeiro lugar, abusando da violência. É possível socar, chutar e utilizar armas para derrubar qualquer ser vivo que se aproxime de sua moto, emocionante pela sua velocidade e facilidade de jogar. Temos também o Crash’n Burn, que é uma corrida futurista com armas e veículos hi-tech. Além disso, a primeira aparição do aclamado Need For Speed, titulo imbatível em realismo (nem as novas versões chegaram perto, acreditem!). com a briga acirrada no mercado, a Sega e a Nintendo digladiaram um bom tempo, trazendo excelentes títulos, como Super Metroid, Star Fox pelo lado da Nintendo, e o fantástico Flashback: Quest for Identity e Gunstar Heroes, pelo lado da Sega. E isso trouxe para os gamers de plantão muita diversão e jogos sensacionais.

MEGA DRIVE 32X

A Sega traz, em 94, o 32x, que foi um periférico para transformar o Mega Drive em 32 bits para deixar a briga ainda mais acirrada entre os gigantes. Seu lançamento veio junto com Virtua Racing DeLuxe, que trouxe uma nova visão em três dimensões num game de fórmula 1. mas infelizmente, ficou apenas nisso, pois o 32X não ganhou a confiança dos grandes produtores de games e morreu poucos anos depois do seu lançamento.

SATURNO

Em 11 de novembro do mesmo ano, a Sega colocou no mercado japonês o Saturno, um console de 32 bits com excelentes jogos. Esse console também foi lançado no Brasil há pouco tempo pela Tec Toy, mas pelo preço e por falta de games, não vingou. No entanto, a Sega trouxe muitos jogos excelentes para o Saturno, por exemplo, Sega Rally, que foi um pioneiro em gráficos espetaculares, som e jogabilidade. Um emocionante rally ao redor do mundo em caminhos incríveis. Daytona USA CCE foi uma conversão direta das maquinas de fliperamas para o aconchego dos lares. Gráficos perfeitos e jogabilidade impressionante. Agora o Sega Touring traz uma mistura dos dois, e aqui já percebemos uma grande diferença na tecnologia empregada nos games e como evoluiu tanto em tão pouco tempo. Infelizmente, a pressa das produtoras em lançar games para o Saturno fez com que os títulos perdessem a qualidade.

PLAYSTATION

Finalmente, em 3 de dezembro de 94, foi a vez da Sony acordar um gigante do entretenimento que prometia se o melhor console da historia, o PlayStation. Deu para perceber que foi um ano tanto quanto agitado para alguns desenvolvedores e para os gamers de plantão. Festa do lado dos gamers e alegria para os acionistas da Sony. O PlayStation trazia outro patamar de gráficos, sons e efeitos. Sem dizer que foi o videogame que entrou de vez na era dos CDs, facilitando o desenvolvimento de games e a vida dos jogadores. Um dos games de corrida que ficaram marcados desse console é o WipeOut XL, uma corrida de naves futurista no melhor estilo F-Zero da Nintendo, em que naves se digladiam em varias pistas e com uma velocidade de tirar o fôlego. O primeiro capitulo do Gran Turismo fez estréia nesse console, nem precisa falar que o sucesso desse game foi inevitável. Outra que também fez muito sucesso foi a serie Ridge Racer, porém os melhores episódios dessa série são o terceiro e o quarto devido à melhoria dos gráficos, jogabilidade e diversão, onde o jogador disputará corridas por diversos cenários ao redor do mundo.
Claro que o PlayStation também teve outros títulos que ficaram na historia, como Battle Arena Toshinden, Metal Gear Solid, Tekken 3, Final Fantasy 7 e muitos outros. O PlayStation foi lançado nos EUA no ano seguinte, em 95, com um preço abaixo do esperado e isso ajudou a aumentar as vendas.
O ano de 95 foi marcado por muitas disputas entre empresas. Muitas delas, japonesas, fecham filiais nos EUA e algumas softhouses americanas chegam a falir. A Sony dá um passo à frente e sai como vencedora nessa disputa. Nesse mesmo ano, a Sega abandona os projetos 32X e o Sega CD. Porém a sofisticação das maquinas de fliperama era cara e isso afastava o publico, já que existia uma pequena diferença de qualidade entre os consoles da geração. Sinal de que a tecnologia evoluía a cada minuto.

NINTENDO 64

O Nintendo 64 foi lançado em junho de 1996 no Japão e em setembro nos EUA e criou um tumulto entre o povo, pois trazia a nova geração do encanador barbudo no game Super Mario 64 e voltando à antiga fórmula de armazenamento, os cartuchos. Uma nova versão do fantástico F-Zero X melhorada aparece neste console. O F-Zero X trouxe ao Nintendo 64 uma realidade impressionante que faz o queixo de qualquer ser humano cair.
Podemos citar também mais dois games que ficarão presentes nos anais da história da evolução dos games de corrida, o F1 World Gran Prix e o Cruis’n USA. Com o sucesso do 64 (chegando a vender 1,7 milhão de unidades em três meses), os desenvolvedores voltam a criar bons jogos aproveitando cada vez mais o hardware do 64. qualquer disputa contra a Sony era dada como perdida, pois o ano termina e a gigante japonesa dispara na frente mais uma vez.

PLAYSTATION 2

A Sony, em 1997, com menos títulos no mercado que a Nintendo, ganhava disparada em qualidade de games e essa era a receita do sucesso.
O sinal verde para a produção do PlayStation 2 foi dado no ano de 1998 e noticias sobre isso não paravam de aparecer. A Sony estava trabalhando a todo vapor nesta nova versão do console, trazendo algumas novidades, como jogos no formato DVD.

DREAMCAST

A Sega não queria ficar para trás e lançou, em novembro de 98, o seu Dreamcast no mercado japonês como resposta. Um console que trazia games no formato GCD, com um poderoso hardware e games de primeira. Os desenvolvedores acreditaram no potencial do console e muitos games foram desenvolvidos para ele, como o sucesso Sonic Adventure. Os maiores sucessos do gênero de corrida deste console fizeram história. O Dreamcast foi um grande avanço, pois possuía características jamais vistas no mundo. Daytona USA 2001; Starwars; Racer; Ferrari F355 Challenge; Sega GT; e Sega Rally 2 estão entre os sucessos. Mas a vida útil do aparelho só duraria até meados de 2001, pois a Sega se dedicou à produção de games para os consoles da Sony.

XBOX E GAMECUBE

Então, em novembro do mesmo ano, o Xbox e o GameCube são lançados nos EUA, com poucas opções de games, mas sensacionais pedidas, como Halo pelo X e Luigi’s Mansion pelo Cube. Enquanto isso, o PS 2 liderava as vendas, era o console preferido dos gamers do mundo inteiro e já possuía uma gama muito maior de games. Tratando-se de jogos de corrida, o GameCube dava um show à parte com o divertidíssimo Mario Kart Doublé Dash, corrida com os personagens do mundo Mario e Wave Race: Bleu Storm.