Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

Pedido de interrupção (IRQ)

Nos micros PC, existe um recurso chamado de pedido de interrupção. A função dos pedidos de interrupção é permitir que os vários dispositivos do micro façam solicitações ao processador. Existem 16 canais de interrupção, chamados de IRQ (“Interrupt Request”, ou “pedido de interrupção”), que são como cordas que um dispositivo pode puxar para dizer que tem algo para o processador. Quando solicitado, o processador para tudo o que estiver fazendo para dar atenção ao periférico que está chamando, continuando seu trabalho após atendê-lo. Dois dispositivos não podem compartilhar a mesma interrupção, casos contrários terão um conflito de hardware. Isso acontece por que neste caso, o processador não saberá qual dispositivo o está chamando, causando os mais diversos tipos de mau funcionamento dos dispositivos envolvidos.Normalmente os endereços IRQ ficam configurados da seguinte maneira:
 
IRQs Dispositivos
IRQ 0 Usado pela placa mãe
IRQ 1 Teclado
IRQ 2 Usado pela placa mãe
IRQ 3 Porta serial 1 (Com2 e Com 4)
IRQ 4 Porta Serial 2 (Com1 e Com 3)
IRQ 5 Placa de Som
IRQ 6 Unidade de Disquetes
IRQ 7 LPT 1 (porta da impressora)
IRQ 8 Relógio de tempo real
IRQ 9 Placa de Vídeo (não é necessário em algumas placas)
IRQ 10 Controladora SCSI (caso você não possua nenhuma este IRQ ficará vago)
IRQ 11 Disponível
IRQ 12 Conector USB
IRQ 13 Coprocessador Aritmético
IRQ 14 Controladora IDE Primária
IRQ 15 Controladora IDE Secundária
 
Vale lembrar, que caso não se tenha instalado um determinado dispositivo, a interrupção destinada a ele ficará vaga. Pode-se também mudar os endereços dos periféricos instalados, podendo, por exemplo, instalar uma placa de som em outra interrupção disponível e usar a interrupção 5 para outro dispositivo.