Ernst F. W. Alexanderson
Nascido em Upsala na Suécia em 1878, foi Radioengenheiro da General Electric onde ficou mundialmente conhecido pelo seu trabalho no "Alternador de Alta Frequência" o qual inseriu a américa no campo da radiocomunicação.
Durante seus 46 anos de trabalhos, tornou-se o inventor mais prolífico da companhia recebendo um total de 322 patentes. Ele produziu invenções nos campos da eletrificação de estradas de ferro, motores, transmissão de energia elétrica, telefonia, propulsão elétrica de navios, além do trabalho pioneiro em rádio e televisão.
Em 1904, Alexanderson foi contratado para construir uma máquina de alta-freqüência que operasse a altas velocidades e produzisse uma onda contínua. Antes da invenção do seu alternador, o rádio era somente um transmissor de pontos e traços transmitidos por ineficientes máquinas de faísca.
Depois de dois anos de experimentação, Alexanderson finalmente construiu uma máquina de dois quilowatt, com frequência de 100,000 ciclos (atualmente a unidade de frequência é o Hertz "Hz") . Foi instalado na estação de Fessenden em Brant Rock, Massachusetts, na véspera do Natal de 1906.
Permitiu que a estação transmitisse um sinal de rádio que incluiu uma voz e um solo de violino.
O nome de Alexanderson também está registrado na história devido aos estudos pioneiros no campo da televisão.
Em 5 de junho de 1924, ele transmitiu a primeira mensagem de fac-símile pelo Atlântico.
Em 1927 ele organizou a primeira recepção residencial de televisão em sua própria casa em Schenectady, Nova Iorque, usando uma luminária de néon de alta freqüência e um disco perfurado.
Ele fez a primeira demonstração pública de televisão em 13 de janeiro de 1928.
Edward Victor Appleton
Nascido na cidade de Bradford (Inglaterra) em 1892, foi um grande especialista em válvulas termoiônicas e de grande prestígio na Inglaterra.
Graf George Von Arco
Nascido em Grassgorschutz (Alemanha), foi um dos inventores do sistema Slaby-Arco de telegrafia sem fios. Durante o congresso Internacional de Radiotelegrafia de Londres em 1912, apresentou um alternador de alta frequência.
Edwin Howard Armstrong 1890-1954
As invenções do engenheiro Edwin Howard Armstrong são tão importantes que ainda nos dias atuais, faz-se uso de suas descobertas no rádio e televisão. Armstrong formou-se em engenharia elétrica na Universidade de Columbia, em Nova Iorque em 1913. Enquanto estava na faculdade, ele inventou o circuito regenerativo que foi o primeiro receptor amplificado e o primeiro transmissor de onda contínua. Em 1918, ele inventou o circuito superheterodino, um meio altamente seletivo de recepção, converção, e amplificação de sinais fracos de ondas eletromagnéticas em alta frequência. A realização dele foi (em 1933) a invenção da modulação de freqüência, agora conhecida como rádio de FM. Durante a segunda guerra mundial, Armstrong cedeu livremente o uso de suas patentes ao exército americano. Teve que se defender de DeForest na justiça por suas invenções, tendo ganho de causa anos mais tarde.
Armstrong cometeu suicídio em 1954.
Louis Winslo Austin - PH.D.
Nascido em 30 de outubro de 1867 em Ordwell, se notabilisou por seus trabalhos nas medidas de correntes em alta frequência.
Edouard Belin
Cientista Frances, inventor do primeiro sistema prático de transmissão de fotografia por rádio. O sistema podia ser usado para enviar fotografias por cabos, linhas telefônicas e igualmente por rádio.
Emile Berliner 1851-1929
Emile Berliner foi o inventor do microfone que se tornou parte do primeiro telefone da BELL.
Outro invento seu foi o gramofone, primeira máquina de gravar e tocar discos.
Nascido em Hanover, Alemanha, Berliner chegou na cidade de Washington em 1870 com 19 anos. Estudou física no Cooper Institute (agora Cooper Union) enquanto ajudava em um laboratório químico. A maior parte do seu tempo de estudante, foi vendedor de secos e molhados.
O gramofone de Berliner diferiu de seus contemporâneos por ter usado um disco plano para registrar o som em lugar do cilindro proposto por Edison. O disco plano permitiu baratear a fabricação, alem de proporcionar a duplicação em massa. O gramofone de Berliner e o método de duplicação dos discos foram adquiridos por Victor Talking Machine Company, (RCA).
Berliner fundou a Deutsche Grammophon e a Cia. de Gramofone da Inglaterra Ltd, (Britain's Gramophone Co., Ltd) para comercializar os seus dispositivos na Europa. A marca registrada dele, depois adotada pela RCA, era uma pintura divertida de seu cachorro, chamado "Nipper", escutando ' a voz do seu mestre '.
Alexander Graham Bell 1847-1922
A invenção e a pesquisa do telefone por Alexander Graham Bell se deu em função de sua intenção em melhorar o telégrafo. Nascido em Edinburgo, Escócia, o inventor passou um ano em uma escola privada, dois anos na escola secundária Real de Edinburgo (onde ele se formou aos 14 anos), tendo assistido algumas conferências na Universidade de Edinburgo e na Faculdade Universitária em Londres, mas ele era escencialmente um autodidata.
Não sendo um perito com as suas mãos, Bell tinha dinheiro suficiente para pagar e inspirar Thomas Watson, um jovem construtor, mecânico e fabricante de modêlos que lhe ajudou entusiasticamente a inventar um aparelho para transmitir som através da eletricidade.
Em 6 de abril de 1875, é concedida uma patente para o telégrafo múltiplo que enviava dois sinais ao mesmo tempo. Em setembro de 1875 ele começou a escrever as especificações para o telefone. Em 7 de março de 1876, o Escritório de Patentes norte-americano lhe concedeu a Patente de n 174.465 cobrindo o método de transmitir voz ou outro som telegraficamente atravez de ondulações elétricas, semelhante às vibrações do ar provocadas pelos sons vocais.
Depois de inventar o telefone, Bell continuou com suas experiências em comunicação que culminaram na invenção da Fotofone (transmissão de som em um feixe de luz - um precursor dos sistemas de fibra óticas de hoje). Ele também trabalhou em pesquisas médicas e técnicas pedagógicas para comunicação com deficientes audiovisuais. O alcance do gênio inventivo de Bell só é representado em parte pelas 18 patentes concedidas em seu nome e outras 12 que ele compartilhou com seus colaboradores. Entre estas, incluíram-se 14 para o telefone e telegrafo, quatro para o Fotofone, um para o fonógrafo, cinco para veículos aéreos, quatro para hidroaviões, e dois para uma bateria de selenium. Em 1888 ele fundou a National Geographic Society.
Dr. Etore Bellini
Nascido na cidade de Foligno, Italia em 1876, foi um prestigioso engenheiro elétrico da marinha italiana e chefe do Laboratório Elétrico Naval. Teve grande participação juntamente com o Cap. Tosi, no invento do Radiogoniômetro, um sistema para encontrar a direção de sinais de radio.
Edouard Branly 1844-1940
Físico francês e médico, estudou os impulsos nervosos que o levou a desenvolver o ' Coherer ', um dispositivo para detetar sinais de rádio.
Esse dispositivo era um tubo de vidro cheio de limalhas de metal e dois eletrodos. O dispositivo diminuia a resistência na presença de energia elétrica, quando as limalhas se aderiam (ou ' cohered').
Muitos coherers utilizavam uma espécie de martelo pequeno para bater no tubo depois de cada sinal recebido, separando as limalhas e aumentando a resistência em preparação para o próximo sinal.
Em colaboração com o conde George Von Arco que fora seu assistente, em Charlottenburg, fundou a Slaby-Arco que acabou por se fundir com a Braun e a Siemens dando origem à empresa alemã Telefunken.
Marconi utilizou o coherer na maioria das suas estações de rádio nos primeiros anos de seus estudos na transmissão de sinais sem fios (1900).
André Marie Ampère 1775-1836
Cientista francês, conhecido por suas importantes contribuições no estudo da eletrodinâmica. Daí veio o nome ampère (A) para a unidade de medida da intensidade da corrente elétrica.
Georg Simon Ohm 1787-1854
Físico alemão, conhecido principalmente por sua pesquisa das correntes elétricas. Sua formulação da relação entre intensidade de corrente, diferença de potencial e resistência é conhecida como lei de Ohm. A unidade de resistência elétrica recebeu o nome de ohm em sua homenagem.
Karl Ferdinand Braun 1850-1918
Nascido na Alemanha, compartilhou o Premio Nobel de física com Marconi em 1909, pelo seu serviço no desenvolvimento na telegrafia sem fios. O seu equipamento sem fios, utilizava circuitos ressonantes no transmissor e receptor proporcionando sencivel melhora no sistema original de Marconi.
Nos anos de 1890 e 1891, patenteou vários métodos de acionar o circuito de um relé a distância por meio de ondas eletromagnéticas. Em 1890, publicou um boletim sobre suas investigações no campo da condutividade elétrica.
Braun introduziu o uso do detetor a cristal em receptores. O seu trabalho em observar formas de ondas usando uma tela coberta de fósforo favoreceu o surgimento do tubo de raios catódicos, e posteriormente o tubo de televisão.
A. Brondell
Nascido em Chaumont (França), no ano de 1863, graduou-se na Universidade de Paris especialisando-se no estudo das ondas elétricas.
Em 1893, inventou o "Oscilógrafo" , um instrumento que permite observar as curvas oscilantes de corrente ou tensão alternada de um sinal. Em 1902, patenteou um método para produzir oscilações elétricas para telefonia sem fios.
Frank Conrad 1874-1941
Rádiomador, estação 8XK depois autorizado como KDKA, localizada em sua garagem em Wilkinsburg, na Pennsylvania, foi um dos precursores que deu crescimento à " Broadcasting ".
Cedo, sua experiência com rádio proporcionou-lhe a oportunidade de construir sensíveis receptores para ter notícias dos sinais do tempo, provenientes do Observatório Navail de Arlington, VA.
Conrad deixou a escola no 7º grau para trabalhar. Foi transferido para o departamento de testes na Westinghouse logo após entrar nessa empresa em 1890. Tornou-se engenheiro geral em 1904 e engenheiro chefe assistente em 1921. Supervisionou o desenvolvimento de equipamentos transmissores entre outros serviços . Recebeu o título honoris causa de Doutor em Ciência, da Universidade de Pittsburgh em 1928.
L. Dubilier
Nascido em Nova York em 25 de julho de 1888, foi Presidente e Diretor técnico da Dubilier Condenser and Radio Corp. (N.Y.) e membro de várias sociedades. Foi autor de umas 300 patentes sobre dispositivos elétricos.
Thomas Alva Edison 1847-1931
Nascido em Milan, Ohio, Edison era uma criança inquieta. Com 10 anos, já tinha montado um pequeno laboratório químico no porão de casa, baseado em livros elementares de ciências e física. Ele gostava do estudo da química e da produção de corrente elétrica especialmente atravéz da garrafa voltaica obsorvendo os principios e logo montando e operando um aparelho de telégrafo caseiro.
Obteve uma posição como um operador especialista noturno na Western Union Telegraph Company em Boston em 1868; durante o dia ele tirava um cochilo, para logo pegar em suas experiências em manipular correntes elétricas com novos métodos.
Conseguiu emprestado uma pequena soma em dinheiro de um conhecido, deixou seu trabalho no outono de 1868 e se tornou um inventor free-lance recebendo a sua primeira patente para um registrador de voto elétrico, mas a máquina foi recusada pelas autoridades eleitorais.
No verão de 1869 ele estava em Nova Iorque e dorme em um porão debaixo de Wall Street. Em um momento de crise na Bolsa de comércio de Ouro causado pelo desarranjo no indicador de preço do novo telégrafo "Stock-Ticker" do escritório, fabricado pela firma Stock-Ticker, Edison foi chamado para tentar consertar o instrumento; ele o fez tão habilmente que foi contratado como seu supervisor.
Logo ele tinha remodelado a irregular máquina tão profundamente, que seus donos, a Western Union Telegraph Company, solicitaram a remodelação na impressora que há pouco entrara em uso. O resultado foi uma nova Impressora Universal que, junto com vários outros inventos derivados do telégrafo de Morse, trouxe a ele uma súbita fortuna de $40,000.
Com este capital ele montou uma oficina em Newark, Nova Jersey, para montagem de relógios marcadores de Ticket e impressoras (printers) de alta velocidade para telegrafia. Em 1876 Edison deixa a fábrica de Newark e muda-se para uma vila de Nova Jersey, (village of Menlo Park) para montar um laboratório onde ele poderia dedicar sua atenção à invenção.
Tomando como ideal montar uma invensão a cada dez dias e um grande projeto a cada seis meses, propôs-se também a fazer novas invensões e novos projetos sob encomenda. Sem que esperace, em pouco tempo acumula encomendas de 40 projetos diferentes ao mesmo tempo, solicitando 400 patentes em um ano.
Em setembro de 1878, depois de ter visto uma caríssima exibição de uma série de oito luzes " 500-candlepower" (luzes de arco) que quase cegavam os presentes , Edison anunciou corajosamente que inventaria uma luz elétrica moderada e barata que substituiria o gaslight em milhões de casas, além disso, ele realizaria isto por um método completamente diferente de distribuição de energia em relação a atualmente empregada para as luzes de arco.
Para apoiar Edison no esforço de produzir a nova lâmpada, várias figuras importantes do mundo financeiro de Nova Iorque se uniram em outubro de 1878 para formar a Edison Electric Light Company, predecessora da General Electric Company.
Em 21 de outubro de 1879, Edison demonstrou a lâmpada de filamento de carbono, provida de corrente por dínamos de alta tensão especiais. A estação piloto de geração de energia em Menlo Park funcionou com um circuito de 30 luminárias que podiam ser ligadas ou desligadas uma a uma sem afetar o resto. Três anos depois, a central de energia no centro da Cidade de Nova Iorque foi completada e inicia a iluminação elétrica das cidades do mundo.
Em 1887 Edison move seus stands de demonstração de Menlo Park para West Orange, Nova Jersey onde constroi o Laboratório Edison (agora um monumento nacional), uma construção 10 vezes maior que o anterior.
Com fábricas empregando 5,000 pessoas e produzindo uma variedade de novos produtos entre eles mimeógrafos, o fonógrafo de cera, , fluoroscópio, baterias de armazenamento alcalina, máquina de imprimir, máquinas fotográficas e projetores de filme.
Ao longo de sua carreira, Edison dirigiu seus estudos conscientemente para dispositivos que poderiam satisfazer as reais necessidades de uso popular das pessoas. Realmente, pode-se dizer que ele aplicou a tecnologia cumprindo os ideais da democracia, centrando sua atenção em projetos que aumentaram a conveniência e o prazer do ser humano.
Michael Faraday 1791-1867
Físico e químico Inglês nascido em Londres, Faraday é considerado por muitos como um dos maiores cientistas experimentais de todos os tempos, sendo considerado também um teorista brilhante.
As teorias dele no campo do magnetismo foram adotadas posteriormente por Maxwell, sendo uma parte, aplicada na teoria da relatividade de Einstein.
Possuindo educação básica (sabia ler e escrever) e alguns conhecimentos em matemática, ele começou a vida como aprendiz de livreiro e encadernador. Aproveitou todos os momentos de folga para ler, ao ponto de redigir um artigo sobre eletricidade em uma enciclopédia. Isto mexeu com seu interesse no assunto, tornando-se um criador na ciência da eletroquímica.
Um homem profundamente religioso, muito do trabalho dele parece ter sido influenciado pela convicção na harmonia divina do universo.
As Leis de Faraday incluem a Lei da Indução, Lei da Eletrólise, a Segunda Lei da Eletrólise. O Farad - uma unidade de capacidade, foi dado em sua homenagem.
Hans Christian Oersted 1777-1851
Físico e químico dinamarquês, iniciou o estudo do eletromagnetismo e foi o primeiro a isolar o alumínio. Oersted é o nome dado à unidade da "Relutância", em outras palavras, a resistência magnética oferecida por um centímetro cúbico de vácuo.
Reginald Aubrey Fessenden 1866-1932
Canadense nascido em Bolton Oriental, Quebec trabalhou como Químico em New York, e depois nos Laboratórios de Edison em New Jersey. Entre as suas patentes, estava o detetor eletrolitico - mais sensível que outros métodos de deteção, o sistema "duplex de radiotelefonia" e o processo de ' heterodinação' de um sinal - mistura de um sinal com outra frequência para criar uma 'soma' e uma 'diferença' da freqüência original. Colaborou com Alexanderson no desenvolvimento do alternador de alta frequência.
Pessoalmente, é dito como sendo um pouco arrogante - usando frases como ' não tente pensar - você não tem cérebro para isso'.
Ele obteve mais de 500 patentes em toda a sua vida, sendo muitas, para os avanços na arte do rádio.
John Ambrose Fleming 1849-1945
Fleming nasceu em Lancaster, Inglaterra, estudando eletricidade e matemática com James Clerk Maxwell.
Ele serviu a várias companhias de iluminação elétricas como conselheiro e engenheiro, foi consultor científico para a Companhia de Marconi de 1899-1905. Além do trabalho teórico, era ativo na aplicação prática de suas ideias. Ele fez melhorias em luminárias elétricas, geradores, e muitas peças de aparelhos de radiotelegrafia.
Em 1881 entrou para a Edson Electric Light Company em londres, onde trabalhou durante 10 anos. Este grande inventor era intimamente ligado às experiências feitas por Marconi e era um dos responsáveis pela estação de Poldhu quando o cientista italiano fez a sua primeira transmissão através do canal da mancha.
Em 1904, enquanto procurava um detetor melhor para os sinais de telegrafia sem fios, relembrou os trabalhos de Edison em 1880 - e o fenômeno conhecido como Efeito Edison.
Ele construiu uma lâmpada com um cilindro de metal cercando o filamento, instalou arames para fora da lâmpada - descobrindo sua célebre válvula diodo (primeiro detetor eletrônico das ondas de rádio) .
Esta válvula foi a primeira utilizada em rádio e é a origem de todas as utilizadas posteriormente.
Publicou um grande número de trabalhos e pertenceu a numerosas sociedades científicas, recebendo várias medalhas da Real Sociedade de Ciências, mas foi a invensão da válvula eletrônica que lhe trouxe fama. Faleceu em 1945 época em que o rádio ja era uma instituição a nivel mundial.
Lee De Forest 1873-1961
Nascido em Council Bluffs, Iowa, Lee Deforest fez a maior contribuição ao rádio e a eletrônica com a invenção da válvula Triodo.
Se Edson inventou a lâmpada de incandescência e Fleming a válvula de dois eletrodos (o diodo) que foi um enorme avanço para o rádio, Lee de Forest fez o inimaginável ao introduzir o terceiro elemento na válvula de Fleming.
O rádio entrou numa nova era e a válvula nunca mais deixou de ser usada nem mesmo depois da introdução do transistor em 1947. A válvula de trez ou mais eletrodos continua a ser utilizada atualmente e assim continuará por muitos anos.
Embora ele tenha inundado seu escritório com patentes e idéias, só umas poucas entre mais de 300 patentes se provaram importantes.
Nos inicio do rádio ele instalou muitos transmissores de radiofrequência sem fios, tornando-se um do mais famosos entre as companhias existentes. Porém faltou compreenção empresarial, e ele foi enganado por vários sócios.
Concentrou seus esforços nas exibições de imagens em movimento nos anos 1920, reclamando que o campo do rádio e seus subprodutos estava se tornando muito concorrido. Anos depois, é encontrado processando outros inventores - notadamente Howard Armstrong - por suposta infração às suas patentes.
Charles D. Herrold 1875-1948
Nascido em Illinois, começou a trabalhar com transmissão de sinais sem fios em San Jose, Califórnia.
Foi inventor, professor, e é creditado a ele por muitos como sendo o " Pai da Radiodifusão ".
Herrold foi um dos primeiros pesquisadores a transmitir mensagens de voz na história do rádio (em 1909) da ' Faculdade Herrold de Engenharia e Telegrafia sem fio ' em San Jose. Ele tinha um horário regular para transmitir os sinais entre 1909 e 1917, e reivindicou ter cunhado o termo ' Broadcasting'.
Em 1915, ele propagou atravez das ondas do rádio desde a Feira Mundial, 50 milhas afora, provendo notícias e música.
Dr. Oliver Heaviside
Nascido em 13 de março de 1850 em Londres, seu nome está ligado com a teoria apresentada por si próprio, da existência de uma capa ionizada permanente na parte superior da atmosfera, capaz de refletir as ondas eletromagnéticas, permitindo a propagação dos sinais de radio ao redor do mundo.
Joseph Henry 1797-1878
Físico norte-americano, cuja obra mais importante foi no estudo do eletromagnetismo, Joseph Henry descobriu o fenômeno da auto-indutância, que enunciou em 1832, trabalhando como primeiro diretor do Instituto Smithsonian de 1846-1878.
Nasceu em Albany, Nova Iorque, e frequentou a Academia de Albany - embora sua educação primária e secundária seja convencional. Ao ler um livro popular sobre ciências, ele se encantou e ficou determinado em seguir carreira nessa área começando a estudar para entrar na Academia.
As experiências de Henry com eletroímãs permitiram a Faraday e outros futuros pesquisadores, terem melhores ferramentas para seus estudos. Ele melhorou o eletroímã com o uso de fios separados, e é creditado a ele por ter descoberto a resistência indutiva.
De fato, a unidade de medida de resistência indutiva é o ' henry', em sua honra.
Henry também inventou um motor elétrico em 1829, um telégrafo em 1831, e o relé em 1835, tendo trabalhado com transformadores e enrolamentos não indutivos.
Heinrich Hertz 1857-1894
Físico Alemão, Hertz nasceu em Hamburgo e frequentou a Universidade de Berlim. Em 1883 ele se tornou instrutor na Universidade de Kiel - onde primeiramente, estudou o trabalho de Maxwell.
Maxwell havia teorizado que os campos elétricos na forma de ondas se propagavam à velocidade da luz em vez de instantaneamente.
Para provar isto, Hertz efetuou uma série de experiências entre 1886 e 1889 envolvendo medições da força das oscilações em diferentes pontos ao longo de uma folha de zinco. Estas experiências confirmaram a existência de ondas, e que estas ondas agiam de forma idêntica à luz, com relação à refração e polarização.
Em resumo, Hertz tinha provado a teoria de Maxwell de que a luz era uma forma de radiação eletromagnética.
Desde então, em sua homenagem, dá-se o neme de ondas hertzianas.
Hertz descobriu o efeito fotoelétrico e investigou a natureza dos raios catódicos.
C.F. Jenkins 1868-1934
Nascido em Daitona (USA), foi precursor da televisão. Depois de inúmeros estudos e investigações, realizou sua primeira transmissão de imagens em 1922, e publicamente em 1925 a uma distância de 13 kilômetros.
Willian Thomson Kelvin 1824-1907
Nascido em Belfast, ingressou como estudante na Universidade de Glasgow com a idade de 10 anos e se formou em 1845 aos 21 anos. Suas grandes invensões na telegrafia, seu compasso magnético e aparelhos de sonda marinha tornaram-no famoso e rico.
A.E. Kennelly 1861-1939
Natural de Bombaim na India, estudou em diversas universidades da Inglaterra e América, formando-se físico e engenheiro. Foi auxiliar de Edison durante mais de 7 anos.
Em 1902, foi nomeado professor da Universidade de Harvard, época em que deu a conhecer suas teorias sobre a existência da capa de "Kennelly-Heaviside".
Arthur Korn
Nascido no ano de 1870 em Breslau, Alemanha, educou-se em Paris tornando-se professor de física na Universidade de Munich de 1903 a 1908 e posteriormente da Politécnica de Charlotenburg em Berlim.
Conhecido por suas experiências e inventor de um método de transmissão de fotografias por telégrafo. A primeira fotografia enviada por telégrafo foi feita de Munich a Berlim em 1907 utilizando seu método.
Irving Langmuir 1881-1957
O trabalho de Irving Langmuir conduziu a duas invenções principais: a válvula de emissão de eletrons e a lâmpada incandescente.
Nascido no Brooklyn, Langmuir foi educado nas escolas públicas de Nova Iorque e Paris, na França. Tornou-se Bachareu na Columbia University School of Mines e Ph.D.em química na Universidade de Gottingen na Alemanha onde estudou junto ao Premio Nobel Walther Nernst.
O primeiro trabalho profissional seu foi como instrutor de química em New Jersey de 1906 a 1909. De lá ele se mudou para o Laboratório de Pesquisa da General Electric em Schenectady, Nova Iorque.
O que começou como um trabalho de verão, floresceu em uma carreira com a companhia que durou o resto de sua vida.
Enquanto esteve na G.E., Langmuir recebeu 63 patentes e foi laureado com o premio Nobel de química em 1932, como também numerosas outras honrarias. A ele se deve o descobrimento de que com o tratamento de óxido de tungstita na construção dos filamentos de tungstênio, com certos compostos de tório, o filamento se converte em tungstênio toriado e a emissão eletrônica aumenta consideravelmente. Este trabalho levou diretamente à invenção da válvula eletrônica em 1912 e a lâmpada incandescente a gás em 1913.
Langmuir foi responsável pelas muitas descobertas científicas básicas que representaram um papel fundamental no desenvolvimento de produtos elétricos comerciais. As contribuições dele para teoria atômica e a compreensão da estrutura atômica lançaram luz no significado do isótopos.
Mahlon Loomis 1826-1886
Nascido em Nova Iorque, e dentista de profissão, interessou-se por eletricidade, realizando várias experiências sobre os efeitos da eletricidade no crescimento de vegetais. Seu trabalho em comunicação sem fios - embora não de fato comunicação de rádio - poderia ter sido bem mais importante se isto não tivesse interferido na economia do dia a dia. Nunca teve o apoio financeiro para continuar o seu trabalho. Entre as outras experiências que realizou, destaca-se a tentativa de substituir baterias com eletricidade captada da atmosfera - ele tentou impinar pipas prendendo fios metálicos para juntar esta eletricidade.
William Gilbert 1544-1603
Nascido na Inglaterra, serviu a Rainha Elizabeth I como médico. Durante sua vida, executou muitas experiências no campo do magnetismo, oferecendo as primeiras teorias compreensíveis sobre o magnetismo, baseado em sua suposição de que a Terra era um grande imã .
Os modernos pilotos de aeronave utilizam pelo menos duas de suas descobertas: Mergulho Magnético e Variação Magnética de uma bússola.
P. Roberto Landell de Moura
Comete-se uma injustiça a um cientista brasileiro, predecessor de Marconi e de outros.
Padre Roberto Landell de Moura, gaúcho, nascido em 21 de janeiro de 1861.
O padre-cientista, construiu diversos aparelhos que expôs ao público na capital paulista em 1893, tais como:
- o Teleauxiofono (telefonia com fio)
- o Caleofono (telefonia com fio)
- o Anematófono (telefonia sem fio)
- o Teletiton (telegrafia fonética, sem fio, com o qual duas pessoas podem comunicar-se sem serem ouvidas por outras)
- o Edífono (destinado a ducificar e depurar as vibrações parasitas da voz fonografada, reproduzindo-a ao natural)
Nesta ocasião, estabeleceu os príncipios básicos em que se fundamentaria todo o progresso e a evolução das comunicações, tal como conhecemos hoje.
Suas teses, firmadas antes de 1890, previram a "telegrafia sem fio", a "radiotelefonia", a "radiodifusão", os "satélites de comunicações" e os "raios laser".
No ano de 1900, enquanto o grande feito de Marconi não ultrapassava a distância de 24 quilômetros, o Padre Landell de Moura obtinha do governo brasileiro a carta patente nº 3279, reconhecendo-lhe os méritos de pioneirismo científico, universal, na área das telecomunicações.
Em 1901, o Padre Landell de Moura, embarcou para os Estados Unidos e em fins de 1904, o The Patent Office at Washintong concedeu-lhe três cartas patentes: para o telégrafo sem fio, para o telefone sem fio e para o transmissor de ondas sonoras.
Poderia se considerar o Padre Landell de Moura o precursor nas transmissões de vozes e ruídos outros. Suas patentes afirmam isso.
Guglielmo Marconi 1874-1937
Provavelmente, o nome mais associado à invensão do rádio em todo o mundo, devido à suas descobertas no campo da transmissão e recepção de sinais sem fios.
Nascido em uma família muito próspera na Bolonha, Itália, Marconi cursou a Universidade de Griffone, abandonando-a para se dedicar às suas investigações sobre as ondas hertzianas.
É considerado o descobridor da telegrafia sem fios, por ter coordenado todos os esforços dos principais investigadores da época.
Em 1896, Marconi recebe na Inglaterra uma patente sobre " Aparelho de transmissão de impulsos elétricos e de sinais" no qual se utilizava o Excitador de Hertz, o Cohesor de Branly e a Antena de Popov.
Marconi recebeu uma infinidade de condecorações pelo seu incansável trabalho de investigação no campo das comunicações.
Foi membro da maioria das entidades científicas e Presidente da Academia Real Italiana, tendo recebido o prêmio Nobel de Física em 1909.
James Clerk Maxwell 1831-1879
Célebre físico e matemático nascido na Escócia e morto nesta mesma cidade, é considerado o fundador da teoria eletromagnética, desenvolvendo vários estudos no campo dos fenômenos eletromagnéticos.
Cursou seus estudos na Universidade de Edimburgo e depois em Cambridge. Graças às suas qualidades, pôde ingressar no "Trinity College", onde terminou seus estudos quatro anos mais tarde.
Baseando-se em trabalhos de Faraday, Thomson, Coulombe e Ampère, seus principais apontamentos na ciência física são: a teoria que leva seu nome conhecida como "Teoria Eletromagnética da Luz", seu famoso tratado "Eletricidade e Magnetismo" e muitos outros.
A Comissão Eletrotécnica Internacional reunida em Oslo em 1931, resolveu dar o nome de Maxwell à unidade de fluxo magnético em memória desse famoso sábio.
Maxwell não chegou a conhecer nenhuma onda produzida por métodos elétricos, visto que somente depois de sua morte conseguiu-se alcançar este objetivo.
Alexander Meissner
Nascido em Viena (Austria) em 1883, foi um grande estudioso do rádio. Uniu-se `a Telefunkem em Berlin no ano de 1907 tornando-se uma das maiores autoridades do rádio na Alemanha. A ele se deve centenas de inventos do rádio.
Samuel Finley Breese Morse 1791-1872
Samuel F. B. Morse, pintor e inventor, teve pequeno treinamento em eletricidade mas percebeu que a corrente elétrica poderia transportar informação.
Nascido em Charlestown, Massachusetts, filho primogênito do Reverendo Jedidiah Morse e sua esposa, Elizabeth Ann Breese, Samuel Morse frequentou a Academia Phillips em Andover, Massachusetts, e entrou na Faculdade de Yale em 1805 formando-se em 1810.
Em 1811, mudou-se para Londres permanecendo por 4 anos recebendo lições de desenho e pintura do célebre pintor Benjamin Went. Pintou uma grande quantidade de quadros destacando o retrato do general Lafayette que lhe valeu uma medalha de ouro.
Morse recebeu três patentes em bombas mecânicas em 1817 com seu irmão, Sidney Edwards Morse.
O interesse de Samuel Morse em telegrafia começou em 1832, e os elementos do sistema de chaveamento foram idealizados em 1835. O equipamento foi melhorado gradualmente sendo demonstrado em 1837.
Recebeu uma patente em 1840, e o Congresso norte americano lhe deu a quantia de $30,000 para construir uma linha entre Washington e Baltimore.
A primeira mensagem "Que Deus seja Louvado" nesta linha foi enviada em 24 de maio de 1844. Em 1861 as duas costas dos Estados Unidos foram unidas através do telégrafo.
O " Código Morse " foi inventado por Morse, e Alfred Vail, seu assistente por volta de 1840. O código original foi simplificado em 1851, e é chamado 'código Morse International'.
S.R. Mullard
Nasceu na Inglaterra em 1884, onde realizou várias experiências com válvulas eletrônicas. Após participar da primeira guerra mundial como capitão defendendo a Inglaterra contra a Alemanha, Sir S.R. Mullard funda a MULLARD Radio Valve Company, em 1920.
A fabrica, localizada originalmente em Nightingale Road Balham, (Londres), começou com a fabricação das conhecidas válvulas Mullard, as quais tinham como logotipo as letras PM de "PURA MÚSICA" ou "Pure Music" no inglês.
Influenciado pela grande demanda de rádios na época, inicia a fabricação de receptores em Blackburn Lancashire com o mesmo nome das válvulas que já era bastante conhecido.
Greenleaf Whittier Pickard
Engenheiro eletricista nascido em Portland (Maine) em 14 de fevereiro de 1877. Estudou em Harvard e Massachussets, dedicando especial atenção à telegrafia e telefonia sem fios.
Pickard descobriu e patenteou em 1907 um detetor de ondas que chamou de "Detetor de PERICKON", (PERfect pICK and CONtact) baseado no emprego de certos cristais naturais como a galena, calcopirita, grafite, zincita, molibdenita, e também em outros cristais artificiais que possuem a propriedade de deichar passar as ondas eletromagnéticas em somente um sentido.
O descobrimento foi um grande avanço para a radiorecepção, pois até então, não havia sido possível obter resultados satisfatórios na recepção das ondas hertzianas, visto que o Cohesor de Branly que até então se empregava, possuia baixa sensibilidade e falta de fidelidade.
Pickard obteve mais de 100 patentes de suas invenções e o descobrimento da sensibilidade dos cristais.
Alexander Stepanovitch Popov 1859-1906
A mais de 100 anos atrás Alexander Popov, então com 36 anos, professor de física e engenharia elétrica na Escola Naval de Fusileiros Navais em Kronstadt, Rússia, projetou um rádio receptor que o permitia receber sinais transmitidos por meio de ondas eletromagnéticas.
Nascido em Turinskiye Rudniki, Rússia, estudou em St Petersburg, retornando a St Petersburg como professor em 1901.
Independentemente de Guglielmo Marconi, Popov é aclamado na Rússia como o inventor do telégrafo sem fios.
Dedicou-se a estudar os fenômenos radioelétricos produzidos nas tormentas atmosféricas, o que levou-o ao descobrimento da "Antena"
Em 1896 (possivelmente em 1895) ele melhorou o receptor de Oliver Lodge adicionando um fio suspenso como uma antena, (Popov foi a primeira pessoa registrada a adotar este procedimento) e blindando as bobinas para neutralizar o efeito das faísca nos transmissores .
No dia 7 de maio de 1895, transmitiu, recebeu e decifrou a primeira mensagem telegráfica sem fios com sucesso. O cientista russo Alexander Popov tinha enviado uma mensagem de um navio da Marinha russo distante 30 milhas no mar, para seu laboratório em St. Petersburg, Rússia.
Era um feito incrível, mas o mundo não tomou conhecimento. A intensão da Marinha russa era monopolizar esta tecnologia poderosa, incitando Popov a não dar qualquer notícias de suas descobertas. Considerado como um fantástico segredo de estado, Popov perde qualquer chance de fama mundial.
Michael Idvorski Pupin 1858-1935
Michael Pupin nasceu na Hungria chegando nos Estados Unidos em 1874. Freqüentou a Universidade de Columbia e a Universidade de Berlim. Foi professor de eletromecânica por 30 anos em Columbia, de 1901 a 1931. Pupin inventou e melhorou muitos dispositivos para telegrafia e telefonia, inclusive com o uso de indutores em linhas de telefone para melhorar a qualidade auditiva. Trabalhou com o desenvolvimento de Radiografias, identificado como 'radiação secundária' Estudou o comportamento das válvulas a baixa pressão, e inventou um ressonador elétrico. Foi lhe conferido um total de 34 patentes para as suas invenções.
Anton F. Philips 1874-1951
Nascido em Zaltbommel, Holanda em 14 de março de 1874, filho do banqueiro Federico Philips, estudou na Escola de Comércio de Amsterdan e em Londres.
Em 13 de janeiro de 1894, se incorpora à direção comercial da empresa Cia. Philips, fundada em 1891 por seu pai e por seu irmão Gerard Philips.
Em 1912, a empresa se transforma em Philips Gloeilampenfabricken e os irmãos Philips são nomeados diretores. Em 1922, A. F. Philips está sozinho na direção dessa grande empresa que já possuia reputação internacional.
Desde sua fundação, sua produção estava limitada a fabricação de lâmpadas incandescentes e acessórios para iluminação, a partir de 1927 são fabricados válvulas de rádio, amplificadores, retificadores, tubos de Raio X, e os mais diversos aparelhos e acessórios para iluminação. A empresa havia se tornado uma grande indústria e em 1929 contava com 23.000 empregados.
Raymond Philips
Nascido na Inglaterra, em 1902 inventou um sistema para o contrôle automático de trens elétricos. Em 1905 realizou um estudo sobre o contrôle de mecanismos a distância mediante ondas radioelétricas. Em 1910, apresentou um sistema para controlar as aeronaves por intermédio do rádio.
David Sarnoff 1891-1971
Sarnoff nasceu na Rússia, e se mudou para a Cidade de Nova Iorque ainda menino. Trabalhou como operador de telégrafo na companhia de Marconi, e muitas honras lhe são dadas por ter trabalhado no telégrafo durante 3 dias por ocasião do desastre do navio TITANIC - embora haja discussão neste parecer, onde muitos acham ser um exagero.
Não há nenhuma dúvida que Sarnoff era um homem dirigido, sendo uma grande figura no crescimento da radiodifusão.
Sarnoff se tornou gerente geral da RCA em 1921, e depressa se tornou seu vice-presidente. Conheceu a companhia durante o surgimento do rádio, supervisionando a criação da primeira cadeia (NBC) e o movimento em direção à televisão.
Durante a Segunda Guerra Mundial ele foi consultor de comunicações, e pelos seus serviços, foi condecorado com a patente de Brigadeiro General.
Werner Siemens 1816-1892
Nascido em uma família de engenheiros e inventores, Werner e o irmão mais novo William desenvolveram o Dínamo - um dispositivo que converte energia mecânica em energia elétrica usando 'auto excitation', eliminando o uso de imãs permanentes. Isto conduziu ao nascimento da indústria de energia comercial.
Werner também inventou um processo de electroplating, e um método satisfatório de isolar cabos telegráficos e elétricos prevenindo-os contra a umidade.
Nikola Tesla 1856-1943
Nikola Tesla foi o inventor do motor de indução com campo magnético rotativo.
Nascido em Smiljan Lika, Croácia, filho de um clérico Ortodoxo sérvio, Tesla estudou em Joanneum, uma escola politécnica em Graz e na Universidade de Pragua durante dois anos.
Ele começou a trabalhar no departamento de engenharia do sistema de telégrafia austríaco, tornou se um engenheiro elétrico em uma companhia de energia elétrica em Budapest e depois em Strasbourg.
Enquanto esteve na escola técnica, Tesla fica convencido que comutadores eram desnecessários em motores e quando começa a trabalhar em uma companhia de energia, ele construiu um motor simples onde demonstrou a verdade da sua teoria. Em 1884, Tesla veio para os Estados Unidos e uniu se a Edison como um desenhista de dínamos.
Em 1887 e 1888 Tesla teve uma loja experimental na Rua da Liberdade, 89 (89 Liberty Street) Nova Iorque, e lá ele inventou o motor de indução. Vendeu a invenção para a Westinghouse em julho de 1888 levando um ano em Pittsburgh instruindo os engenheiros da Westinghouse.
Telsa obteve mais de 100 patentes em sua vida. Apesar das 700 invenções, Tesla não ficou rico. Por muitos anos ele trabalhou em seu quarto no Hotel New York onde ele morreu.
Sir Joseph John Thomson 1856-1940
Nascido em Cheetham Hill, Inglaterra, frequentou a Universidade de Cambridge e manteve uma associação com essa universidade durante a maior parte de sua vida.
Foi laureado com o prêmio Nobel em Física pelo seu trabalho na condução da eletricidade através dos gases em 1906. O seu trabalho com Radiografias e tubos de raio catódicos o convenceu que os raios catódicos eram carregados com partículas de eletrons e que a massa deles era 1,000 vezes menor que íons de hidrogênio.
John Bardeen 1908-1991
William Bradford Shockley 1910-1989
Walter H. Brattain 1902-1987
Os físicos John Bardeen, William B. Shockley, e Walter Brattain compartilham juntamente em 1956 o premio Nobel por inventar o transistor, um dispositivo de estado sólido que amplifica a corrente elétrica. O transistor executou funções eletrônicas semelhante à válvula eletrônica no rádio e televisão, mas de longe muito menor e usando muito menos energia. O transistor se tornou o inicio da eletrônica moderna, o inicio do microchip e a tecnologia do computador.
Nascido em Madison, Wisconsin, Bardeen obteve o Ph.D. em 1936 em matemática e física na Universidade de Princeton.
Como membro da Universidade de Minnesota, Minneapolis, de 1938 a 1941, ele serviu como físico principal no Laboratório Naval norte-americano em Washington, D.C., durante a Segunda Guerra Mundial, tendo se juntado posteriormente ao Laboratórios Bell. Lá ele administrou as pesquisa nas propriedades de condutividade dos elétrons em semicondutores.
Este trabalho conduziu à invenção do transistor. Bardeen também é responsável por uma teoria no campo da supercondutividade, a propriedade que alguns metais possuem em perder resistência elétrica a muito baixas temperaturas e uma teoria que explica certas propriedades dos semicondutores.
Shockley nasceu em Londres. Ele uniu o pessoal técnico dos Laboratórios Bell em 1936 e lá começou experiências que conduziram à invenção e desenvolvimento do transistor de junção.
Durante a Segunda Guerra Mundial, ele serviu como diretor de pesquisa para o Antisubmarine Warfare Operations Research Group da Marinha norte-americana.
Depois da guerra, ele retornou à Bell Telefone como diretor de pesquisa da física do transistor. Ele foi professor visitante de física no Instituto Californiano de tecnologia, em Pasadena, em 1954, e diretor Departamento de Defesa em 1954-55.
Ele uniu-se a Beckman Instruments Inc., para implantar o Laboratório Shockley de Semicondutor 1955. Em 1958 ele se tornou conferencista na Universidade de Stanford, Califórnia, e em 1963 o primeiro professor de ciência da engenharia nesta Universidade.
Brattain nasceu em Amoy, China. Em 1929 ele se tornou um físico de pesquisa nos Laboratórios da Bell.
O seu principal campo de pesquisa, eram investigações envolvidas nas propriedades de superfície dos sólidos, particularmente a estrutura atômica de um material na superfície que normalmente difere de sua estrutura atômica no interior.
Ele se tornou o professor adjunto na Faculdade de Whitman, Walla Walla, Washington, em 1967.
A ele foi concedida várias patentes e escreveu extensivamente sobre a física de estado sólido.
Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!
Abraço!!!