Foram os italianos os introdutores da festa da uva em nosso país.
Eles revivem nesta festa o culto ao deus Baco romano e a Dionísio grego, festejado intensamente na primavera, pelos romanos e pelos gregos de antigamente.
Quando as belas mocinhas vestidas a caráter servem nas barracas aos cachos de uvas, quando as garrafas são abertas ou das pipas jorra o vinho saboroso... poucos conhecem o trabalho que está atrás da efusão da vitória.
O Trabalho
Foram os alemães os primeiros a produzir vinho em Santa Catarina.
A plantação é realizada de junho a agosto, produzindo uvas dois anos depois. Cultivam uvas americanas híbridas, uvas viníferas (para fazer vinho) brancas e tintas. As européias. As de cachos grandes que bem dizem da terra dadivosa e boa do Brasil... que em se plantando tudo dá.
A Vindima
Enquanto a vindima (colheita) na Europa é sem preocupações para o viticultor, aqui coincide com o verão (de janeiro a março), o que lhes traz cuidados. Mas a viticultura, mesmo assim, está em franco desenvolvimento em São Paulo, Santa Catarina e principalmente no Rio Grande o Sul.
A Produção do Vinho
Ao lado da atividade agrícola existe a industrial. Há pequenos e grandes produtores. Os pequenos, em geral, ligam-se às cooperativas vinícolas. Da fabricação doméstica surgiram as cantinas, que ao lado dos grandes estabelecimentos produzem um bom vinho, do qual nos podemos orgulhar.
(Extraído de Brasil Folclore Histórias Costumes e Lendas, deAlceu Maynard Araújo, Ed. Três)
Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!
Abraço!!!