Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

“Recomenda das Almas”

“Recomenda das Almas” é a forma popular da encomenda dos defuntos. É um trabalho que o povo faz em lugar de um agente oficial da religião, o padre.
É um ato religioso que dá grande conforto espiritual aos que vivem na roça. Os seus executantes são “os recomendadores”.
Um bando de homens sai, por ocasião da quaresma até a Semana Santa, todas as quartas e sextas-feiras, à noite para a “Recomenda das Almas”.

Os Recomendadores das Almas

Usam roupas comuns e alguns colocam mantos ou cobertores na cabeça. Um deles carrega um cacete para evitar os cães-vigias e também para bater na porta das casas, pedindo silêncio. Em alguns lugares os “recomendadores” levam berra-boi, sacarraia, ou mesmo matraca.
Quando se aproximam de uma casa, cantam sem acompanhamento de instrumentos musicais o “pé da chegada”:

Quando nesta casa eu chego
toda imagem se alegra
Deus te salve casa santa
e toda gente que está nela.


Rezam um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. Percorrem várias casas, fazem questão que o número de casas seja ímpar. O fogo dentro das casas deve estar sempre apagado. Em muitas janelas estão colocados café e comidas para os “recomendadores”.
(Extraído de Brasil Folclore Histórias Costumes e Lendas, deAlceu Maynard Araújo, Ed. Três)