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Técnicas Tradicionais

Embora o Estado de São Paulo possua um dos mais fortes parques industriais do mundo, ainda persistem algumas técnicas artesanais, arcaicas, folclóricas. Em alguns municípios tradicionais de São Paulo, como São Luiz do Paraitinga – antiga cidade imperial – a roca é usada para tecer colchas.

A Roca

A roca mecânica de madeira compõe-se de um pedal sob uma banqueta que movimenta a roda. Na roda passa um fio que faz girar o fuso. O fio fiado vai se enrolando no fuso. O fuso cheio de fio é chamado de maçaroca.

O Carro de Boi

O carro de boi foi o primeiro veículo que sulcou a terra virgem do Brasil. Ele trabalhou para a paz e para a guerra.
O carreiro (condutor de carro de boi) foi um soldado desconhecido da batalha econômica brasileira.
O carro de boi participou de todas as nossas lutas. Muita poesia, muita coisa escrita sobre o carro de boi. Nos contos, nas modas de violas, nas adivinhas, o nosso caipira se aproveita de seus fueiros, argolões, chumaços, para dificultar as perguntas.

Como é um Carro de Boi?

O carro de boi é composto de três peças principais: rodas, eixo e mesa.
As rodas são de madeira maciça, resistentes. Medem, em geral, sete palmos de altura.
O eixo é encaixado nas rodas com grampos de ferro “os gatos”, ou engates.
A mesa é a parte de cima. Tem no centro um pau de madeira resistente (o cabeçalho) onde uma junta de bois se engata.
O número de juntas de bois para puxar um carro varia: duas, quatro ou cinco. O carreiro usa uma vara com ferrão na ponta para tanger os bois.
Bem no Vale do Paraíba do Sul, onde fabricou-se o avião “bandeirantes”, que prova a evolução da técnica brasileira, ainda rodam os carros de bois, e os burros com jacás (cestos) descem a serra da Mantiqueira trazendo o produto da terra para a feira semanal das cidades do Vale.
(Extraído de Brasil Folclore Histórias Costumes e Lendas, deAlceu Maynard Araújo, Ed. Três)