“O Bicho Brabo”
A tourada foi introduzida no Brasil colonial pelos portugueses.
Foi praticada em todo o centro do Brasil. Ainda hoje é comum em Mato Grosso, Goiás e São Paulo.
A tourada é uma recreação popular, festiva, das zonas pastoris. É realizada num circo ou área fechada – a arena, cercada por grossos palanques, revestidos por traves horizontais bem resistentes. De vez em quando o toureiro precisa subir nas traves para se defender do boi...
Há um curro (cercado) onde fecham os “bichos brabos” até a hora de soltá-los na arena.
A Tourada Brasileira
Em algumas partes do Brasil, principalmente em São Paulo, nem sempre é um boi que entra na arena para ser toureado. Às vezes entra uma vaca.
Dizem que a vaca quando investe não fecha os olhos e o touro vem de olhos fechados... tinindo de bravo, babando de raiva. A vaca mantém os olhos arregalados... em ambos os casos as nossas touradas são belos espetáculos de destreza e coragem.
Os Toureiros na Arena
Os toureiros trabalham usando capas vermelhas para excitar o boi. Quando os animais são muito selvagens e podem ferir o toureiro, costumam colocar nos seus chifres capinhas de couro (as garrochas), que amaciam as chifradas.
Além dos toureiros que fazem as pegas (agarram os touros com as mãos), as fintas (desvios) e as derrubadas, há os palhaços que alegram e divertem o público.
Em nossa tourada, bem ao gosto brasileiro, não se mata o “bicho brabo”, o touro ou a vaca.
A tourada é um esporte, uma brincadeira no meio da arena cheia de sol e de alegria.
(Extraído de Brasil Folclore Histórias Costumes e Lendas, deAlceu Maynard Araújo, Ed. Três)
Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!
Abraço!!!