Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

Administração do Município

Administração no Regime Imperial

O Município de Cacimbinhas, hoje Pinheiro Machado após sua emancipação, a 2 de maio de 1878, continuou anexado à Piratini por mais dois anos, até 24 de fevereiro de 1880, quando por Ato N° 558 é desanexado.
O primeiro Conselho Municipal que administrou esse Município, foi constituído de elementos de destaque social e político da novel Comuta e teve como seus primeiros conselheiros, conforme consta na Ata de Instalação os seguintes cidadão: - Florentino Bueno e Sillva, José Maria Pinto, João Cândido da Rosa, Genuíno Souza Fagundes, Francisco de Paula Araújo e Rafael Antônio D’Àvila, sendo escolhido para Presidente o Sr. Florentino Bueno da Silva – Primeiro Administrador do Município.
Quando da Proclamação da República, a Câmara Municipal de Cacimbinhas era presidida pelo Cidadão Carlos Fernandes Quincoses.
Por Ato N° 94 de 18 de fevereiro de 1890, é desenvolvida a Câmara de Vereadores do Município.
A 1° de março de 1890 é dada a posse da Junta Governativa, que administrava o Município até a nomeação interino ou eleição do Intendente da nossa Comuna. Esta junta Governativa foi constituída dos seguintes cidadão: - Rafael Antônio D’Àvila, Bernardo Dias de Castro e Francisco de Paula Vaz, cujo Presidente seria escolhido entre os componentes da junta.
Com a Proclamação da República e o regime instituído a 15 de novembro de 1889, foram criados três poderes distintos, pelos quais seriam administrados os negócios das comunas brasileiras.
Registra-se, no entanto, na história de Cacimbinhas que mesmo antes do advento da República o nosso Município, já em 19 de março de 1880 já instalado em sua Comuna, fôro, sendo juramentado no ato, o 1° Suplente de Juiz Municipal e de Órfãos, o cidadão Capitão Juvêncio Soares de Azambuja, que poucos dias depois transmitiu a respectiva jurisdição ao Presidente da Câmara, Tenente Coronel Florentino Bueno e Silva.
Foram nomeados pelo primeiro suplente para o exercício de Tabelionato Público Judicial e Notas o cidadão Idalino Campos da Luz, sendo efetivado nos cargos posteriormente, os cidadãos, João Marcos dos Santos e Frankilin Mena Machado.
Nota: - Dados colhidos nas anotações do Comendador Manoel José Gomes de Freitas em seu noticiário Histórico sobre Cacimbinhas, no Museu Histórico Farroupilha de Piratini.