O Decreto Estadual, N° 7842, de 30 de junho de 1939, que estabeleceu a nova Divisão Administrativa e Judiciária do Rio Grande do Sul, assim ficou os limites de Pinheiro Machado.
a) Oeste, com o Munucípios de Hulha Negra, Candiota e Bagé
Começa na confluência do Arroio Segurança, (Também conhecido por Taquara) Arroio Candiota e por este acima até a confluência do Arroio Candiotinha, divisas com Hulha Negra; com Candiota: Arroio Candiotinha águas acima do Passo da Conceição, daqui pela estrada do Matarazo até encontrar a estrada da varzea de Joca Farias e por esta até Porongos continuado pela Estrada do Baú, até este Cerro; daí com Bagé, águas abaixo pelo Arroio Velhaco (também conhecido por Torrinhas) até sua confluência do Rio Camaquã.
b) Com o Município da Caçapava
Começa na confluência do Arroio Torrinhas, com o Rio Camaquã, por este água abaixo até a confluência do afluente da margem esquerda deste, que faz limites de Caçapava do Sul com Santana da Boa Vista.
c) Com Santana da Boa Vista
Começa no Rio Camaquã defronte a confluência do Arroio que limita este com Caçapava do Sul e vai pelo Camaquã, águas abaixo até a confluência do Arroio Boici no Camaquã.
d) Com o Município de Piratini
Começa na confluência do Arroio Boici, (também chamado Arroio Grande), com o Rio Camaquã segue por aquelas águas acima, até sua confluência com o Arroio Xadrez; segue este águas acima, até sua nascente; daí por uma linha reta que liga a nascente do Arroio Xadrez à do Arroio Monhangaba, (também chamado Arroio do Meio ou Moinho), segue este águas abaixo até sua confluência com o Rio Piratini; segue por este, águas abaixo, até sua confluência com o Arroio Toriba (que tamém se chamou Joaquim Correa); segue pelo Arroio Toriba, águas acima, até a confluência do Arroio Tingará seu afluente da margem direita; segue pelo Arroio Tingará, águas acima, até sua nascente; daí segue por uma linha reta que liga esta nascente à nascente do Arroio Tabará, (também chamado Arroio do Salso); segue por águas abaixo, até sua confluência com o arroio dos Antunes; daí por este Arroio águas abaixo, até sua confluência com o Arroio Basílio que se chamou Santa Maria.
e)Com o Município de Herval do Sul
Começa na confluência do Arroio Antunes com o Arroio Basílio, segue por este águas acima, até sua nascente situada entre a Pedras Altas e o Cerro da Guarda; daí por uma linha reta seca, que liga esta nascente a da Sanga do Domingos, e pela Sanga do Domingos, águas abaixo, até a sua confluência com o Arroio Segurança, que se chama também de Taquara, águas abaixo até sua confluência com o Arroio Candiota.
Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!
Abraço!!!