O morador da roça, por causa da distância da cidade, teve que se tornar auto-suficiente quanto a certos alimentos, dentre eles o pão.
Eis por que surge, como complemento da casa caipira, o forno.
Além de ser usado para assar os pães, no forno são preparados os assados, os pernis, os leitões.
Comidas Típicas Paulistas
Estas comidas são típicas de uma época tranqüila, em que a vida era mais tranqüila também: arroz com suã (parte inferior do lombo do porco), quibebe (feito de abóbora), cambuquira (feita com pontas de rama da abóbora), moqueca de galinha (feita com milho), barreado (carne cozida em panela de barro, tampada e fechada com barro), pururuca (couro de porco frito), buré, quirera com costelas de porco.
Os Doces Caipiras
A nossa doçaria é descendente direta da portuguesa, que se abrasileirou, aproveitando as frutas tropicais. No interior paulista ainda há cidades onde são encontrados os doces tradicionais. São Luiz da Paraitinda, Tietê e Tatuí são algumas delas.
Por ocasião das festas populares os tabuleiros e as cestas saem às ruas, levando as delícias da arte culinária caipira.
Os nomes trazem um pouco do passado: brevidade ou apressado, biscoito de polvilho, mata-fome, talhada, doce de abóbora, arroz-doce, cidra, coruja, pamonha, curau, bolo de milho cru, pé-de-moleque, bolo de fubá, furrundum, sequilhos, bolinho de polvilho.
Dá até água na boca...
(Extraído de Brasil Folclore Histórias Costumes e Lendas, deAlceu Maynard Araújo, Ed. Três)
Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!
Abraço!!!