Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

Brinquedos Brincadeiras

A moderna pedagogia consagrou o jogo e conseguiu afastar dele aquela idéia antiga: jogo de azar. Hoje, o jogo é uma poderosa e salutar arma educativa, uma das mais completas formas de preparação para a vida real. Brincando forma-se o caráter integral da criança, do adolescente.

Brinquedos-Brincadeiras
Os jogos tradicionais infantis compreendem brinquedos e brincos, ou brincadeiras.
Brinquedos são aqueles em que não há disputa, brinca-se por brincar. Joga-se por jogar.
Brincar com boneca, catavento, aro de rodar, papagaio (arráia ou quadrado), ronda, cirandinha...
Brincos, que provoca o desejo de ganhar, de vencer: bolinha de gude, unha de mula, ou sela-corrente, carniça, amarelinha, roda de pião, futebol de bola de meia.
O brinquedo é também o objeto com o qual a criança brinca. O brinquedo às vezes é solitário, enquanto que a brincadeira requer no mínimo duas ou três crianças. A brincadeira provoca socialização, realiza contatos humanos, é muito importante no desenvolvimanto.

Roda Infantil
A roda infantil é uma das primeiras manifestações do espírito associativo das crianças.
É também um dos melhores meios na sua educação musical, e ótimo veículo de transmissão das tradições através das gerações.
As mães e as avós ensinam às crianças as cantigas de roda que cantaram na sua infância.
As cantigas de roda têm influência dos nossos antepassados portugueses e africanos.

Jogos Tradicionais
Sela-corrente é um dos jogos tradicionais do Brasil ao lado da barra-manteiga, foguinho, piques ou picula. Por meio de sorteio escolhe-se quem começa o jogo. A forma de sortear varia muito. Existem versinhos, que são ditos cada palavra para um dos participantes, para ver quem começa. Quando o versinho termina numa pessoa ela é a primeira no jogo.
(Extraído de Brasil Folclore Histórias Costumes e Lendas, deAlceu Maynard Araújo, Ed. Três)