1º - Rafael Pinto Bandeira
Por volta de 1765, segundo é verificado “Vultos do Rio Grande”, referindo-se a fortuna de Rafael Pinto Bandeira assim descreve o autor – “Dentre os seus inúmeros estabelecimentos e benfeitorias, cumpre destacar a valiosíssima Estância do Pavão, com mais de vinte mil léguas de tamanho, que se estendia pelo lado sudeste as margens do chamado Grande Saco da Lagoa Mirim até mais da metade da extensão do Canal São Gonçalo, onde faz confluência com este rio o Rio Piratini; subindo pelo curso deste rio ia até a grande volta feita por ele, já próximo a cidade de Piratini; dali seguindo uma reta entrava por grande parte do município de Pinheiro Machado (antiga Cacimbinhas) tomando rumo, do Herval Sul até lançar-se no braço norte das nascentes do Arroio Grande, quando então, por este rio até alcançar sua foz no já citado início do Grande Saco da Lagoa Mirim”. Era considerada uma das maiores estâncias existentes do Rio Grande do Sul.
Como vimos descrito acima, o primeiro branco colonizador destas terras, foi o Grande Campeador Gaúcho, Brigadeiro Rafael Pinto Bandeira, e também o primeiro Gaúcho a assumir o governo do Rio Grande do Sul. Com isso nossa terra, teve um governante de seu Estado.
2º José Maria Rodrigues
Rafael Pinto Bandeira tinha um cabo de ordens desabusado, riograndense natural de Rio Pardo, de nome José Maria Rodrigues. Tinha ele a alcunha de ‘CORRUPIO’ e passou a ser o homem mais ginete do seu tempo. Quando seu chefe se transportou para Lisboa, em 1787, para ser admirado pela corte, fez-se acompanhar pelo cabo “Corrupio”. Em Lisboa, a Praça do Campo Pequeno, o desabusado gaúcho montou num potro bravio obrigando-o a executar quantas evoluções próprias que o domador quis, sob os aplausos da corte estusiasmada.
De volta a Capitânia, Rafael Pinto Bandeira aquinhou este José Maria Rodrigues, “Corrupio” com uma vasta data de terras, situadas entre o Santa Maria e o Alegrias, hoje diz o redator da história do Herval, pertencente ao município de Cacimbinhas. Com o que está registrado naquela história, o gaúcho José Maria Rodrigues foi o segundo branco colonizador do nosso Município.
3º José Dutra de Andrade e Thomaz Antônio de Oliveira (Nico)
Seguindo nossa colonização, segundo encontramos transcrito nos registros Geral de Sesmaria da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, (em arquivos na cidade do Rio Grande – livros 7 e 8) os primeiros Açorianos a receberem as Sesmarias nesta coxilha chamada “COXILHA DOS VELLEDAS” ou VEREDA, foram Thomaz Antônio de Oliveira (Nico) e José Dutra de Andrade, no ano de 1790 tendo cada um sesmeiro recebido uma área de três léguas de fundo por uma légua de frente, fazendo divisa uma com a outra, na cidade de Pinheiro Machado, sendo que a terceira sesmaria mais próxima e ligada a esta era a de Ambrózio e Antônio Pires, recebendo uma légua quadrada cada um, localizada nos últimos galhos do afluente do Piratini Maior (hoje Santa Maria), divididas entre si em dois rincões e davam confrontações norte com a Serra dos Velleda.
Estes foram nossos primeiros colonizadores.
Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!
Abraço!!!