Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

Rio São Francisco: “O Velho Chico”

Corria o ano da graça de 1501, quando os descobridores portugueses tocaram a foz de um grande rio. Era o dia 10 de outubro, dedicado a São Francisco Borja. Daí o nome: rio São Francisco. Também chamado, carinhosamente, pelo seu povo de “o velho Chico”.

A Colonização
No século 16 chegaram os primeiros povoadores da região do São Francisco. Vinham da Bahia, de Pernambuco e São Vicente. Mas a conquista do rio só foi completada em 1697, pelos paulistas – os últimos a chegar.

O Fascínio do Ouro
Atraídos pelo ouro, os paulistas chegaram até a região do São Francisco. O bandeirante Gracia Rodrigues Paes começou a lavar o cascalho nos riachos da serra de Sabarabuçu, procurando ouro.

As Lutas com os Índios
A região da foz era habitada por índios. Havia muita fartura. Muito marisco. Os índios não queriam sair desta região. Lutaram e foram massacrados pelos portugueses.
Em 1560 começou a verdadeira conquista. A cidade de Penedo, nas margens do rio São Francisco, foi construída, depois de muitas lutas, sob o sangue dos índios caeté.

O Rio-Estrada
O curso do rio São Francisco é avaliado em 3.161 km. Antes das estradas, era o rio São Francisco o traço líquido entre Norte e o Sul do país. Por isso foi chamado – “ O Rio da Unidade Nacional”.

A Cachoeira de Paulo Afonso
Esta imensa cachoeira está localizada entre o médio e o baixo cursos do rio. Hoje, denominada pela técnica, fornece energia elétrica para um Nordeste em mudança constante.

O Nilo Brasileiro
O São Francisco é um rio de planalto, sujeito a enchentes. Na vazante, a terra adubada pelo húmus, facilita as plantações, que vão alimentar o barqueiro, os beiradeiros das margens do rio. Os amigos do “velho Chico”.
(Extraído de Brasil Folclore Histórias Costumes e Lendas, deAlceu Maynard Araújo, Ed. Três)