Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

O Que é Shaolin?

Muitas pessoas acreditam que as artes marciais modernas,na sua maior parte, descendem de Shaolin (que, em chinês, significa “pequena floresta”). O templo Shaolin foi originalmente construído no norte da China (naprovíncia de Hunan) pelo imperador para estudo religioso por volta do século IV d.C. e foi incendiado e destruído por imperadores hostis do século XVIII. Depois de ter sido incendiado, reconstruído e destruído novamente, uma parte remanescente do último edifício foi transformada no templo atual, nas proximidades de Deng Feng, na China.
Estudiosos dizem que o elemento kung fu do Shaolin foi introduzido há cerca de mil anos depois que o Buda original viveu, quando Bodhidharma (conhecido como “ta Mo” em chinês e “Daruma” em japonês – bodhi significa “mente iluminada”, dharma é o termo sânscrito para “lei” ou “doutrina”), um monge budista e príncipe da Índia, veio ensinar aos monges Shaolin uma forma não-mortal de autodefesa no século IV d.C. Como tal, os monges haviam feito votos de paz, de modo que não podiam matar quando atacados, o que ocorreu inúmeras vezes durante aqueles tempos de contestação e sublemação violenta contra a classe dominante. O estilo Shaolin de kung fu tornou-se uma espécie de “meditação em movimento”, que os protegia de invasores ao mesmo tempo que também lhes permitia manter-se fiéis aos seus votos. Com essas novas habilidades, eles passaram a ser monges guerreiros Shaolin.
Shaolin gira em torno do ramo Chan do budismo, uma mistura peculiar da religião budista com o confucionismo e o taoísmo (também conhecido como daoísmo) e repousa na compreensão do que significa ser um lutador e um guerreiro. Supunha-se que os monges guerreiros Shaolin tinham os mais famosos e mais avançados métodos em toda a Ásia, ainda que eles não guerreasem na maior parte do tempo. Shaolin opera no sentido inverso: você o estuda para ser capaz de matar, mas só está apto a usá-lo quando aprende que a violência só deve ser utilizada para proteger a vida de uma pessoa.
(Extraído de O sucesso de um Mestre Shaolin, de S. DeMasco, Ed. Cultrix)