No Ceará, a maior concentração de engenhos de rapadura de cana-de-açúcar encontra-se nos oásis dos Cariris Novos. Barbalha é a “capital da rapadura”. Ainda hoje existem os pequenos banguês (os engenhos primitivos), onde se produz a rapadura. O alimento que não falta nas mesas cearenses.
Os Cambiteiros
Ao lado dos engenhos apareceu as figuras típicas dos canaviais nordestinos. Agregado, mestre de rapadura, metedor de cana, tirador de bagaço, metedor de fogo, comboieiros e cambiteiros.
Os cambiteiros são dois: o “de cana”, que traz a cana para as moendas. E o “cambiteiro de olhos”, que transporta em seus jumentos as pondas de cana para a alimentação do gado, dos animais.
Os Produtos do Açúcar
Comboieiros e cambiteiros são os descendentes de antigos escravos. Mas a etnia e a cor da pele já se diluiram na população, formando um tipo distinto. Esse tipo é cearense. O brasileiro que gosta de garapa, do rolete de cana, do alfenim, da rapadura quente, do mel de engenho.
(Extraído de Brasil Folclore Histórias Costumes e Lendas, deAlceu Maynard Araújo, Ed. Três)
Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!
Abraço!!!