Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

Os Índios do Extremo Norte

A maioria dos índios vitoto vive na Colômbia. Algumas levas desses índios desceram os rios Napo, Putumaio e içá, entraram no território brasileiro, no trecho em que o Amazonas ainda se chama Solimões. Situam-se entre as fronteiras do Peru, Colômbia e Brasil-Colômbia.
São bem primitivos, ainda não usam arco e flecha e sim sarabatana, com flechas envenenadas de curare.

As festas – Os Cultos

Realizam grandes festas ritualistas cuja finalidade é proteger a casa e o roçado de possíveis destruições. Temem a destruição da casa porque aí é também o local onde prestam culto aos seus mortos, aos antepassados.
Prestam também culto à terra de onde surgiram os seus antepassados e os animais.
A casa serve de esconderijo para as mulheres quando ouvem o som das flautas sagradas.
As festas são anunciadas através de toques de troca no (telégrafo primitivo).

Índios Vapidiana e Vai-Vai

Vivem nas zonas limítrofes do Brasil com a Guiana. Moram nos cerrados aí existentes. São índios que mantém relação amistosa com as tribos vizinhas. Os seus vizinhos são os índios vai-vai , moradores desta região onde os rios são muito encachoeirados e de difícil acesso.
A aldeia dos índios vapidiana é composta de uma só casa grande, cônica, onde todos vivem, cada família no seu canto.
Usam tangas de algodão tecido, enfeites nos braços e nas pernas. Os homens se enfeitam caprichosamente por ocasião das festas. O penteado é especial.
(Extraído de Brasil Folclore Histórias Costumes e Lendas, deAlceu Maynard Araújo, Ed. Três)