Três horas. Nem um segundo a mais. Este é o tempo que você tem para impedir que um satélite comtrolado por um grupo de terroristas conhecido como Crying Lions entre em ação e acabe com a paz do planeta.
Tensão, cartuchos de bala esparramados para todos os lados e tiroteios de primeira marcou Winback, mais um game de espionagem para N64.
Neste jogo, que mistura um pouco de GoldenEye 007 com Missão Impossível, você assume o papel de Jean-Luc Couger, um policial de elite do S.C.A.T (Time de Ações Estratégicas). Seu objetivo é localizar o quartel-general do Crying Lions e fazer o melhor que puder para assumir o controle do satélite militar apelidado de GOLFO. Na pior das hipotéses, você deve destruir os computadores que controlam o equipamento de alta tecnologia. Simples e direto. Mas, a esta altura, você deve estar se perguntando: qual o segredo deste satélite? Bom, para começar, o tal equipamento foi responsável – a quilômetros e quilômetros de distância – pela destruição total de um Centro de Pesquisas Espaciais. Tudo isso com um único disparo – e na maior pressão – que a nata da polícia trabalha.
Mas o caos mundial pode ser evitado. Cada membro do S.C.A.T está encarregado de vasculhar um trecho diferente do local onde se supõe estar a sala de comando do satélite. Todos farão o máximo para retardar o disparo do laser.
Munição Limitada
No início da empreitada você carrega uma pistola 9 mm, uma metralhadora e uma superespingarda calibre doze, mas conforme o jogo avança, acha armas com silenciador, lança-mísseis, bombas com detonação por controle remoto, sensores de explosivos e lanternas que podem ser acopladas a qualquer tipo de arma de fogo.
Com tudo isso, não dá para negar que a tentação de sair atirando em tudo o que aparece pela frente é grande. Mas seja esperto, é melhor não desperdiçar balas dando tiros para o nada ou então descarregando um pente inteiro de munição em um único inimigo.
Quer dizer, você até pode fazer isso, desde que a arma escolhida seja a pistola 9 mm, que tem munição infinita e um bom poder de fogo. Os outros armamentos devem ser usados nos rivais mais casca grossa. Melhor ainda: procure responder aos ataques adversários na mesma moeda. Se o inimigo o recebe com uma saraivada de balas de metranca, faça a mesma coisa contra ele.
Nunca é tarde para lembrar que as munições são limitadas. Elas geralmente ficam espalhadas pelo cenário, dentro de caixotes de madeira ou sobre mesas e estruturas. Explore bem os locais por onde você anda e mantenha-se sempre municiado. Outra dica para não ficar na mão é nunca recarregar a metralhadora ou pistola com antes que a maioria das balas seja disparada. Isso porque, no momento em que você recargar, o personagem coloca novos projéteis nas armas, mas dispensa o conteúdo (usado ou não) antigo.
Agora, se você quer um pouco mais de emoção, experimente liquidar o soldado rival com um golpe de caratê ou uma coronhada certeira. Não há riscos. Encontre uma vítima que esteja sozinha (e de prefêrencia de costas), chegue bem perto e dê a pancada mortal.
Se a tática falhar, recorra às caixas de medicamentos. São poucas por cenário, mas caso você não tenha finalizado uma missão pode voltar para pegá-las quando a sua energia realmente estiver baixa. Os estágios são divididos por Checkpoints, que é o ponto de partida no caso do seu personagem ter morrido em combate.
Sessão Bangue-Bangue
A sensação que se tem ao jogar WinBack é a de estar participando de uma autêntica caçada policial, com tiroteios no melhor estilo GoldenEye 007 e jogabilidade simples.
Mas as semelhanças com o game do espião mais famoso do mundo param por aí. A perpectiva da visão do jogo do herói Jean-Luc é em terceira pessoa – parecida com a de Missão Impossible –, ou seja, você vê o personagem que está controlando.
Desta maneira fica evidente a variedade de movimentos do policial. Ao todo são mais de 350 animações diferentes, que garantes um realismo ainda maior. Você pode correr abaixado, fazer rolamentos e ainda pode assistir a cada troca de munição (até as cápsulas vazias caindo no chão dá para ver). Tudo é muito perfeito.
O mais legal, no entanto, é ficar escondido para depois pegar o inimigo de surpresa. Dá para usar esta mesma tática até mesmo em abrigos pequenos.
Inimigos Espertos
Os inimigos são inteligentes. Alguns têm a missão de vigiar um determinado local e não saem de lá por nada, outros vêm para cima de você atirando alucinadamente. Também há os mais precavidos que fogem e se escondem e os que alertam o restante dos colegas quando se sentem ameaçados.
Acostumar com a visão de jogo também é fundamental para ter vida longa. Ela não é das mais perfeitas e por isso, na maioria das vezes você não vai conseguir visualizar todos os alvos apenas com a câmera que segue o personagem. Para não perder nenhum movimento alheio, use os botões esquerda e direita + botão de movimento da câmera. Com a ajuda deles você consegue o melhor ângulo para um tiro perfeito e pode tentar ver o que se passa do outro lado da parede.
Se o inimigo estiver longe, sua visão ficar um pouco prejudicada por causa da névoa leve. Os gráficos são destaque em WinBack. Mas uma coisa é certa: a animação dos personagens e os ambientes estão entre os melhores. As fisionomias são bem detalhadas. Uns têm bigode, outros são mais gordinhos e há até os que usam óculos.
Os prédios são complexos. Cheios de andares, salas, escadas e portas. Se WinBack tivesse uma qualidade gráfica parecida com a de GoldenEye 007, seria um rival ao jogo de James Bond.
O nível de dificuldade não é muito alto. Você não precisa cumprir um montão de objetivos. Saia atacando tudo o que se mover na sua frente e preste atenção nas sequências animadas que surgem durante o jogo. Elas mostram exatamente o que deve ser feito naquele instante.
Na parte sonora não existem grandes problemas. Você consegue identificar o ruido de cada tipo de arma, houve as cápsulas serem eliminadas ou trocadas, sente o efeito do eco nos ambientes menores e mais vazios e escuta uma música que vai ficando tensa de acordo com o seu nível de energia.
Modos de Jogo para Um Jogador
Modo Story – é o modo de jogo normal. São mais de 30 estágios em quatro áreas distintas cheias de ação, espionagem, armadilhas, emboscadas e muitas cenas de animação.
Modo Tutorial – aqui, você aprende com um instrutor do S.C.A.T., as técnicas de ataque, os movimentos especiais e como colocar o seu alvo mais rapidamente na mira da sua arma. Aproveite para fuçar todos os botões e crivar os alvos de balas.
Multiplayer
Você também pode se divertir brincando de mocinho e bandido com até quatro amigos ao mesmo tempo em seis modos de jogo. O modo para quatro jogadores de WinBack pode ser o maior atrativo, principalmente para os fãs de GoldenEye que querem sentir o gostinho de mandar brasa nos amigos de um jeito diferente:
Last One Standing – em nove arenas diferentes, até quatro jogadores disputam para ver quem é o melhor. Os cenários estão cheios de itens e vence o último que conseguirficar em pé.
Tag – o objetivo é pegar um cubo branco e matar os inimigos para marcar pontos. O primeiro que somar sete pontos ganha o jogo.
Cube Hunt – há sete cubos de cores diferentes. Você tem de pegar todos eles para ganhar o jogo, mas deve ter cuidado extra para não ser baleado. Cada vez que isso acontece, você perde um dos cubos que já havia sido apanhado. O jeito é encontrá-lo novamente.
Quick Draw – o primeiro jogador que acertar um tiro em sete cubos na ordem correta, ganha o jogo. No começo, são dez personagens disponíveis, mas você pode desbloquear os restantes.
Team Battle – esta é uma versão do modo Last One Standing. Derrote todos os menbros do time adversário para ganhar o jogo.
Point Match – jogadores individuais ou em equipes, competem entre si. Cada vez que um inimigo pe atingido, você marca pontos. Dá para fixar o total de pontos entre 10 mil e 50 mil. São seis arenas diferentes.
Manhas para se Dar Bem
Atenção, é tudo o que você precisa para sair inteiro depois de uma missão. Não basta escapar das balas inimigas. Recorra às técnicas dos soldados de elite:
Saque Rápido – você abacou de derrubar um inimigo, certo? Mas logo vai dar de cara com outro. Então esteja preparado, deixe a sua pistola 9 mm sempre com munição máxima e as demais armas com pelo menos cinco balas.
De Olho Nos Caixotes – algumas caixas estão cheias de materiais explosivos, outras escondem itens. Quando o oponente estiver próximo ao caixote identificado com uma faixa amarela ou algum de cor clara, mande bala. Se você tiver um pouco de sorte, pode acabar com a alegria de dois ou três inimigos de uma só vez.
Não Brigue com a Câmera – para não ter nenhuma surpresa, veja se a barra está limpa ao seu redor.
Rolamento – que o herói Jean-Luc é perito também nos rolamentos, isso você já sabe. Então não economize esforço físico do personagem. Em áreas abertas e sempre que houver inimigos por perto, procure ir de um ponto ao outro dando cambalhotas. Os soldados adversários têm dificuldade de atingir alvos baixos e em movimento.
Exploda e Siga em Frente – use o explosivo C-4 em paredes e algumas outras estruturas. Você pode abrir passagens bloqueadas e, de quebra, derrotar os inimigos.
Mira Laser – a mira laser é uma importantíssima aliada. Com ela, você pode ferir os inimigos mesmo quando eles estão fora do alcance da mira automática. E o melhor é que os oponentes nem percebem.
Atire, Mas no Momento Certo – repare que, quando você acerta um tiro em um chefe de fase ou em um adversário no modo multiplayer, ambos ficam piscando por alguns segundos. Neste pequeno espaço de tempo (logo depois que o alvo é atingido) o inimigo fica invulnerável, por isso não adianta gastar balas. Dê um tempinho e mande brasa novamente.
Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!
Abraço!!!