Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

Álcool, fumo e outras drogas

A válvula de escape das drogas compreende o mau uso ou o abuso do álcool, de narcóticos ou de drogas admitidas socialmente, como o fumo, o café ou mesmo os refrigerantes que contêm cafeína. Além da dependência física, eles produzem uma forte compulsão fisiológica. Embora algumas drogas estimulantes proporcionem um acesso inicial de energia, todas têm o mesmo efeito final de liberar energia (por exemplo, alguém se sente nervoso ou inquieto e fuma um cigarro para se acalmar).
Se Pedro toma um copo de vinho ou outra bebida alcoólica numa festa, ou se entra num bar de vez em quando, provavelmente ele não está às voltas com um comportamento compulsivo ou vicioso. Mas se ele tem necessidade de beber todos os dias – se usa repetida ou exclusivamente o álcool para relaxar quando está tenso ou deprimido –, pode estar exibindo um padrão vicioso.
As substâncias fisicamente viciosas (tanto legais como ilegais), como o álcool, o fumo, os narcóticos e as anfetaminas, exercem uma profunda influência sobre o Eu Básico, condicionando-o para a dependência e criando um medo terrível da privação. Assim, qualquer forma de cura ou convalescença deve envolver métodos físicos, mentais e emocionais destinados a inspirar, educar e fortalecer o Eu Básico. Exercer a autodisciplina para deter o uso de uma substância particular, embora essencial, é apenas o começo. Simplesmente parar de beber, por exemplo, nada mais faz que criar um “beberrão” disciplinado. A verdadeira cura requer um novo estilo de vida – combinado com a compreensão e uma profunda transformação psicológica. Os programas baseados em etapas graduais têm-se revelado eficazes para inspirar o Eu Básico a mudar.
Embora seja um caminho obscuro e difícil, superar o vício representa para muita gente um passo importante no caminho do crescimento e do despertar espiritual.
(Extraído de A importância de cada momento de Dan Millman, Ed. Pensamento)