Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

Cerâmica

A cerâmica é a mais antiga de todas as indústrias. Há milênios o homem se utiliza do barro endurecido pelo fogo.
A cerâmica utilitária substitui a pedra trabalhada, a madeira, as vasilhas feitas de frutos (coco) ou de cascas (porongos, cabaças, catutos).
Mas, estes materiais ainda são utilizados pelos nossos índios e pelos civilizados, nos meios rurais.

Cerâmica Pré-Histórica

A cerâmica pré-histórica (antes do aparecimento) da escrita pode ser dividida em três classes distintas: a primeira, de vasos, sem asa, que tinham cor da argila. Ou que eram escurecidos por óxido de ferro. Nos nossos museus encontra-se alguns exemplares desta cerâmica, feitas pelos índios brasileiros. Algumas das nossas tribos permaneceram neste estágio.
À segunda classe pertence a cerâmica feita no torno, torneada, e com asas. Algumas tribos brasileiras atingiram este estágio.
À terceira pertence a cerâmica coberta com um verniz lustroso, que não é encontrada entre os nossos índios.

Cerâmica Pré-Colombiana

A cerâmica existente antes do descobrimento da América por Cristóvão Colombo, em 1492, compreende duas grandes divisões: a peruana, que abrange a região oeste do Brasil, a Argentina e a Bolívia.
A amazônica-mexicana, que compreende o vale amazônico, o México, as Antilhas. Esta cerâmica é encontrada na ilha de Marajó.
(Extraído de Brasil Folclore Histórias Costumes e Lendas, deAlceu Maynard Araújo, Ed. Três)