Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

Cultura, Pelo Videogame

Apenas a um toque de dedo, fotos de qualquer canto do globo podem ser chamadas à tela. Outro comando, e um interessante jogo de espionagem, com pessoas de verdade na tela e ambiente em locais reais, pode ser jogado. Ou, ainda, crianças podem aprender a ler a partir de jogos criados para essa finalidade. Tudo isso enriquecido por música de altafidelidade e até vozes. Todos esses conceitos reúnem educação e entretenimento, e por isso mesmo já vêm sendo chamados, nos Estados Unidos, de edutainmente – uma palavra nova, que mistura education (educação, em inglês) com entertainmente (entretenimento). Algo parecido como aprender coisas legais se divertindo.
O aparelho que torna isso possível é o CD-ROM, que é capaz de ler programas armazenados em Compact Discs( CDs). A grande vantagem é que eles conseguem armazenar muito mais informação do que os cartuchos comuns udados para os jogos de antigos videogames. Além de conter o jogo, um CD igualzinho a esses usados para se escutar música pode conter também trilha sonora, vozes e até imagens (os programadores podem usar fotos de verdade digitalizadas ou fotos digitais), copiadas por computador, além de animações.
Trocando em miúdos: além de poder trazer jogos mais extensos e com mais qualidade de imagem e de som, os programas em CD podem ter ainda outras funções, como por exemplo, se transformar em um complexo dicionário, com ilustrações e até a pronúncia correta de cada palavra. Ou em um Atlas completíssimo, com fotos e todas as informações sobre os países e cidades mais importantes do mundo. E o melhor: tudo isso cabe em um único CD!
Vários tipos de CD-ROM foram lançados. E, é claro, os consoles de videogame não ficaram de fora.
Mas o mais importante é que não é necessário ser nenhum “expert” para brincar com um desses programas. Exatamente por que eles trabalham com a mesma linguagem dos já muito conhecidos games. Todas as informações são trazidas para a tela e operadas através do próprio controle do console, que você já conhece muito bem. Nos títulos educativos, basta encaixar o CD no compartimento do aparelho, apertar o START e, com o direcional, movimentar uma seta em uma tela de opções (chamada de menu). Aí é só escolher o que quiser ver – e aprender.

CDs Interativos

Além dos videogames, algumas empresas criaram aparelhos específicos para rodar títulos armazenados em CDs. São os CDs Interativos, chamados assim porque o usuário pode interagir com o que se passa na tela – jogar ou mudar de tela, chamando qualquer informação de qualquer parte do disco. Esses aparelhos têm visual de um videocassete e, como os consoles de videogame, são ligados à telivisão a operação também é idêntica aos consoles: os CDs Interativos têm um controle remoto com as mesmas funções do controle que você já conhece, além de outras específicas para o aparelho.

Títulos

Exatamente por serem tão versáteis, os CD-ROMs e CDs Interativos abriram caminho para uma série de títulos, nos quais crianças e adultos podem aprender alguma coisa se divertindo. Mas o alvo foi mesmo as crianças e adolescentes, já tão acostumadas com a linguagem dos videogames, e que por isso mesmo estariam muito mais motivadas a aprender através de jogos ou imagens animadas e musicadas do que simplesmente em livros ilustrados. Não que os CDs venham a subistituir os livros, mas são mais uma ferramenta de apoio, e com um forte apelo visual ao usuário. Por isso, os CDs Interativos são itens que já podem ser encontrados nas salas de aula. Para aprender história e geográfia, por exemplo.