Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

A Festa da Moça Nova

A cerimônia da moça nova, da menina que se torna mulher, é um rito que a tribo dos tucana realiza anualmente.
Os preparativos para a festa demoram vários dias: preparo de uma trombeta, de tambores, várias máscaras que representam macacos e enfeites para a virgem. Preparam também um compartimento onde a virgem ficará reclusa. Os convidados ajudam na construção do cubículo, com folhagem e madeira.

O Monstro

Um dos personagens principais da festa pe um mostro que vive na água. Tem mais de 2 metros de altura. É representado por uma máscara que tem a cara de serpente e a boca sem dentes.
Dizem que este monstro comeu, há tempos, muitos tucunas. Foi morto quando encontraram-no em um buraco. Queimaram muita pimenta e fumaça o sufocaram.

A Festa

No dia da lua cheia a virgem, iniciada, entra no cubículo e fica guardada por umas tias maternas, responsáveis pela festa. São suas conselheiras.
A virgem é depilada e pintada de azul.
Permanece em jejum durante a festa.
Os pais da virgem oferecem comida e bebida aos convidados.
Os tambores tocam sem parar.
Alguém anuncia que da mata vem um demônio.
O demônio, um mascarado de macaco, salta no meio dos presentes, fazendo gestos obsenos. Os índios riem muito, comem e bebem.
Aparece outro macaco, ronda o cubículo da virgem, batendo o bastão no chão.
Mas a virgem é defendida pelos vigias.

O Perigo Passou

Após três dias e três noites de festa, danças, bebedeiras, os pais da moça nova retiram-na da reclusão. Um velho com um tição na mão aproxima-se informando que o perigo passou – o demônio foi embora. A virgem, pintada de azul, com saiote vermelho, cocar de penas coloridas, começa a dançar junto com os outros índios.
As tias conselheiras dão conselhos. Que a moça nova deve ser ativa. Trabalhadeira. Uma boa mulher que deve respeitar seu marido.
E uma nova moça passa a viver entre os índios.
(Extraído de Brasil Folclore Histórias Costumes e Lendas, deAlceu Maynard Araújo, Ed. Três)