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Gran Turismo 4

Técnicas de Pilotagem

Mesmo que você seja “o cara” nos games anteriores, as provas do School Mode deste Gran Turismo deverão criar bolhas nos seus dedos. Muitos empacam em alguma prova por não entender direito o sistema de controle, as técnicas de largada ou a maneira correta de fazer as curvas. Veja as seguintes manhas que vão dar uma força para você abrir todos os carros secretos.

Largada

Sair na frente é meio caminho andado para um troféu de ouro – você perceberá isto nas primeiras provas. Nada de sair com o acelerador no talo, isto apenas o fará derrapar e perder preciosos segundos. Vá controlando sua aceleração para que o conta-giros nunca fique acima da barra vermelha. Use esta barra como referência. Acelere até o ponteiro enconstar na barra vermelha e solte. Então, mantenha o ponteiro sempre próximo à barra vermelha. Quando for dado o sinal da largada, você deve estar com o ponteiro abaixo da marca vermelha, mas com o botão do acelerador pressionado no máximo. Vá mantendo o olho no conta-giros e com os ouvidos no barulho dos pneus, se eles derraparem é sinal de que o giro do motor está muito alto – experimente dar “toquinhos” no acelerador, para firmar os pneus no chão sem perder velocidade.

Curvas

Este é o ponto em que muitos jogadores pecam. Cada curva possui uma tangência ideal e uma velocidade recomendada, que rende uma saida com maior velocidade e, consequentemente, um melhor tempo. Nas provas School Mode, as tângencias das curvas são demarcadas no chão (as partes azuis da linha são os pontos de aceleração, as partes claras marcam a desaceleração e as vermelhas indicam onde se deve frear). Você vai perceber que as curvas são feitas, na maioria das vezes, de fora para dentro, sempre com uma velocidade ideal (nada de chegar a milhão e querer que o carro vire!). Dessa forma, você faz um arco maior, não perde tanta velocidade e pode sair acelerando mais cedo, sem que o veículo escape da pista.

Controlando o Carro

Não fique “dançando” com o carro nas retas. Isso faz com que você pegue mais resistência de ar e, obviamente, tenha um ganho menor de aceleração ou até mesmo perca velocidade. Saiu de ua curva? Alinhe rapidamente o carro com a reta e deixe ele quietinho nessa linha.

Ghost

O Ghost é uma referência para você perceber se o seu desempenho está melhorando ou piorando. Mas não perca sua atenção com ele, concentre-se no seu objetivo. Se o Ghost passar por você, alguma coisa de errado aconteceu. Certifique-se de que não está freando muito ou se as tangências das curvas estão certas, para melhorar volta após volta. Uma largada boa também garante que você saia na frente do Ghost logo de cara.

Vácuo

Mesmo que você esteja longe do carro da frente, siga-o na mesma linha. Já que a resistência de onde ele passou é menor, isso ajudará seu carro a chegar mais rápido na velocidade final. Quando chegar perto do carro da frente, ultrapasse, preferencialmente na reta. Como tudo pode acontecer numa corrida, se tiver que ultrapassá-lo em uma curva, não erre a tangência.

Penalidades

Durante o School Mode, se você encostar em uma carro adversário (nas provas púrpuras), será reprovado na hora. O mesmo acontece se bater contra uma parede ou cone. Já no Arcade Mode, se você colidir contra uma parede em alta velocidade, será penalizado com um limite de 50 km/h durante dez segundos.

Corte Caminho

Ok. Isso não é justo e não pode ser usado nas provas do School Mode (onde vocêpode passar apenas sobre os pontos com terra ao lado do asfalto, e nunca com as quatro rodas na grama). Mas pense no futuro, com o seu teco-teco, você precisará vencer super máquinas que o computador estará usando. Portanto, decore o traçado das pistas e conheça bem os melhores atalhos.