Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

Garimpeiro – Garimpagem

As riquezas das entranhas das terras brasileiras afloram nos rios, nos cascalhos desmontados nas grimpas (encostas), nas montanhas.
A denominação – garimpeiro – veio de um vocabulo pejorativo – grimpeiro. Os grimpeiros subiam as grimpas, no passado, fugindo ao fisco. Iam grimpando as encostas, as escarpas, as montanhas.
Eram homens fortes, vigorosos, ágeis, que ao pressentirem a presença de um fiscal fugiam.
Eram os grimpeiros, mais tarde garimpeiros...
O nome hoje não tem mais sentido pejorativo. É o nome de homens arrojados que lutam na extração de pedras preciosas, ou de ouro, nos terrenos de aluvião. Ou quebrando cascalho para a busca de metais preciosos.

A Garimpagem

O garimpeiro muda a fisionomia da paisagem em que se põe a trabalhar, por causa dos desmontes.
A técnica extrativa ainda é muito primária. Muitos garimpeiros são explorados. Pagam taxas altas. Quando não tem ferramentas nem capital, para manter a família, recorrem ao “meia-praça”, pessoa que financia e fica com 50% do que o garimpeiro encontra. Existe também um outro sistema de sujeição: “picuápresto”. Tem o direito, da “primeira vista”, de escolher o que quiser e pagar o preço que impuser.

Faiscação

Chamam de faicação a procura de ouro nos cursos d’água. Ou nas areias que faiscam à luz do sol, nos bicames (calhas) de madeira, que trazem na água as areias auríferas para os decantadores.
Os instrumentos usados pelos garimpeiros são: batéias, pás, picaretas, carretas para transporte de cascalho, bicames de madeira para água, peneiras, canoas pequenas, agitadores etc.
(Extraído de Brasil Folclore Histórias Costumes e Lendas, deAlceu Maynard Araújo, Ed. Três)