Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

Campos Sales

Nasceu em 1841 e morreu em 1913.
Campos Sales foi o quarto presidente da República no Brasil, tendo sucedido a Prudente de Morais.
Nasceu em Campinas, Estado de São Paulo. Formou-se em Direito. Foi por três vezes eleito para a Assembléia Provincial de São Paulo e depois deputado por esse Estado. Foi ministro da Justiça, convidado pelo governo provisório, quando da proclamação da República.
Nessa época, dedicou-se ao estudo e à elaboração de leis básicas para o Código Penal e, também, para o Código Comercial. Chegou à presidência da República, eleito para o período de 1898 a 1902.
Fez bom governo, dedicando-se especialmente ao saneamento das finanças do país.
Embarcou para Londres, a fim de estudar com os ingleses um plano para melhorar a situação, conseguindo um grande empréstimo em dinheiro nos Bancos de Londres.
Com a ajuda do seu eficiente colaborador, o ministro da Fazenda, Joaquim Murtinho, pôde Campos Sales realizar seu programa, estabelecendo um regime de economia rigorosa. Teve, porém, que aumentar os impostos, o que provocou o descontentamento geral do povo. A imprensa do partido da oposição deu-lhe o nome de “Campos Sales”.
Dizia ele: “Não posso obrigar ninguém a ser patriota, mas posso obrigar a pagar impostos”.
Os principais acontecimentos ocorridos no seu governo foram: solução da Questão do Amapá, pela qual foi reconhecido o direito do Brasil sobre esse território (graças à ação do Barão do Rio Branco) e também a questão dos limites com a Guiana Inglesa, cuja defesa de nossos direitos coube a Joaquim Nabuco.
Campos Sales procurou melhorar nossas relações de amizade com a Argentina, tendo seu presidente, Júlio Roca, vindo ao Rio de Janeiro (agosto de 18990). Campos Sales retribuiu a visita indo à Argentina pouco tempo depois.
Foi durante o quadriênio desse presidente que o nosso ilustre patrício Alberto Santos Dumont assombrou o mundo, na capital da França, em 1901, conseguindo voar com seu pequeno balão dirigível, sendo o 1º homem a realizar uma volta ao redor da Torre Eiffel, a uma altura de 20 metros.
O governo de Campos Sales durou até 15 de novembro de 1902, deixando as finanças em boa situação, o valor de nossa moeda elevado, e a dívida com a Inglaterra quase totalmente paga. Isso contribuiu para que o presidente que o substituísse pudesse contar com os recursos necessários para realizar grandes obras no Brasil.
Nome completo: Manuel Ferraz de Campos Sales.