Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

COLÉGIO ESTADUAL GENERAL HIPÓLITO RIBEIRO (1927 - 2008)

“81 ANOS FORMANDO CIDADÃOS PARA O FUTURO”

HISTÓRICO

O Colégio foi fundado em 18 de junho de 1927, pela Loja Maçônica Luz e Ordem II nº 16.
A Maçonaria, que é uma Instituição filosófica, filantrópica, educativa e engajada nos movimentos sociais e que tem por princípios: amor fraternal, assistência e lealdade, criou uma escola pública. Esta escola funcionou no prédio da Loja Maçônica e foi mantida pela ordem durante treze anos. Como os alunos aumentavam, estava difícil de mantê-la, então, fundaram um cinema com o propósito de angariar fundos para auxiliar na manutenção da escola.
O Coronel Hipólito Ribeiro Júnior, intendente de 1924 a 1928, destacou-se na sua atuação como Venerável Mestre da Loja, conseguindo conveniá-la com o Estado em junho de 1927, passando a ser Grupo Escolar Luz e Ordem, que continuou a funcionar nas dependências da Loja até 1931.
A partir de 1º de dezembro de 1932, por resolução da Loja, em homenagem ao Ex-Intendente Coronel Hipólito Ribeiro Júnior, que muito colaborou para a manutenção da escola, o nome foi mudado para Grupo Escolar General Hipólito Ribeiro, nome do progenitor do Coronel.
Por volta de 1934, a escola mudou-se para o prédio próprio, este em que está situada até hoje.


Frente do prédio, com professores e alunos, antes da reforma onde foi ampliado os dois lados do 2° piso.


Fundos do Hipólito, antes da reforma.

Em 1972, a escola recebeu alunos e professores do Curso Primário de Aplicação da Escola Professora Nehyta Ramos (Escola Normal de Grau Ginasial), pelo fato de ter sido extinto o Curso Normal.
Em 1975, recebeu alunos e professores da escola municipal Irmã Eugênia, por ter sido extinta. Neste mesmo ano, a escola Nehyta Ramos, que funcionava no prédio do Ginásio Nossa Senhora da Luz (hoje o pensionato), mudou-se para o prédio do Grupo Escolar General Hipólito Ribeiro, juntamente com a Extensão do Colégio Estadual Dr. Carlos Antônio Kluwe – 2º Grau- Bagé.
Em 1979, houve a unificação da Escola Nehyta Ramos com a escola Hipólito Ribeiro e a criação do 2º Grau, passando a denominar-se Escola Estadual de 1º e 2º Grau Gen. Hipólito Ribeiro, de acordo com o Decreto de reorganização nº 28 325, passando ao atual nome Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro em 2001, pelo Decreto de 08/3/2001.

Foram diretores:

*João de Deus Pedroso Júnior
*Boris Seligman
*Luiza Rodrigues
*Adir Buccaro Coccaro
*Loiva Rodrigues Valente
*Lídia Conceição Simoni Bueno
*Josefa Barcellos Toralles
*Ruth Duarte Rodrigues
*Leda Silveira Colombo
*Adeli Rochedo de Sousa
*Sandra Donisete Tavares Peraça
*Paulo Fagundes Velleda
*Evanir Teixeira Dias
*Paulo César Peres Brum
*Maria da Graça Lobato da Costa
*Tânia Maria Kappe Geist
*Marizete Copetti Duarte