Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

Otimize seu Tempo!

Você já deve ter ouvido alguém dizer: “que não tem mais tempo pra nada!”, “que está lotado de coisas para fazer!”, “que o dia deveria ter 36 horas”, etc. Pois é, fora o charme, essas declarações muitas vezes têm um fundo de verdade.
Primeiro, pode ser que assumimos mais compromissos do que podemos realizar. Depois, porque costumamos não planejar bem o nosso tempo e com isso, gastamos muito tempo fazendo coisas que não acrescentam nada na nossa vida ou que poderiam ser feitas em outro momento.
O que podemos fazer para otimizar o nosso tempo? Afinal, temos que ter tempo para nós mesmos, para nossas famílias, namoro, trabalho, estudo, diversão, esporte...
Confira alguns pontos que podem ajudar no seu planejamento diário.

Conheça e Planeje suas Atividades
Que tal no início de cada semana, ou do dia, você parar 5 minutinhos, pegar uma folha de papel, e anotar nela uma lista de coisas que você tem que fazer durante a próxima semana ou durante o dia que se inicia? Inclua assuntos pessoais, acadêmicos, profissionais, de lazer, etc...

Estabeleça suas Prioridades
Agora, anote ao lado de cada assunto dessa lista, um número de 1 a 3, de acordo com as suas prioridades.

Agende suas Atividades
Você já se preocupou em ter uma agenda? Uma daquelas agendas organizadas. Não aquelas que tem todo tipo de anotação.
Então, pegue uma agenda que seja só sua e anote todos os assuntos prioritários nela, de acordo com a lista acima. Aqui é possível definir os melhores horários para cada coisa a fazer, de acordo com seu ritmo de vida.

Escolha o Seu Melhor Tempo
Cada pessoa possui seu próprio relógio interno. Algumas têm melhor desempenho pela manhã; outras não têm um desempenho tão bom senão à tarde. Se for uma pessoa de bom desempenho matutino, programe suas tarefas difíceis para esse tempo. Use seus recursos nos seus melhores momentos do dia.

Seja Realista
Para que a programação seja prática, não deve incluir atividades demais. Tentar ser “superqualquer coisa” só leva ao desapontamento e à frustração. E isto poderá trazer problemas de saúde. Aprenda a fazer suas atividades dentro de seus limites.


IMPREVISTOS
Agora que vimos algumas dicas de como se planejar no tempo, precisamos contar com alguns “certos favores que não estavam no programa” e que “enchem os picuá” de qualquer criatura. São os imprevistos do dia a dia, como um congestionamento de trânsito, quebra do ônibos, uma dorzinha de cabeça, falta na aula, chuva, etc...
Então, lembre-se também algumas dicas para essas situações.

Seja Flexível
Sob pressão, procure permanecer calmo, sem stress, e assim poderá realizar muito mais do que se perder totalmente o controle, emocionalmente. Descontraia-se; dá certo. Assim, pode determinar o que tem de ser feito primeiro. Se não se descontrair, não poderá discernir as prioridades corretas.

Peça Ajuda
Procure ter sempre alguém prestativo do seu lado. Incentive alguém a te ajudar quando preciso, evitando assim ficar sobrecarregado, enquanto outros ficam sentados, observando e ficando aparentemente despreocupados com isso.
Só uma coisa mais. Procure aproveitar cada minuto do seu tempo, sem tornar-se escravo dele. Isso poderá fazer de você uma pessoa chata, sem alegria naquilo que faz.
Esteja aberto aos momentos felizes da vida. Aproveite algumas ocasiões para sentar-se tranqüilamente, refletir e falar sobre o que tem feito. Tais momentos podem ser deveras preciosos!