A jangada veio da Ásia, daí seu nome: “xanga”. Foi trazida pelo povoador português, nos fins do século 16.
A jangada adaptou-se perfeitamente ao Nosdeste brasileiro. A plataforma marítima e as condições de ventos ajudaram.
A Construção da Jangada
A frágil embarcação não usa pregos. É feita de madeira leve para ajudar a flutuação.
Seis toros são usados. Duas mimburas, dois bordos e dois paus do centro. Está formando o piso.
Sobre o piso são colocados os outros elementos. O banco de vela, carninga, salgadeira, banco de governo, calçador, espeque, calços da bolinha, tolete, forras, cavilhas, mastro e tranca.
Um Barco para Pescar
A jangada é usada na pesca. Quando bem cuidada, pode durar cinco anos.
Sua capacidade depende do tamanho. Uma jangada de 39 palmos de comprimento suporta com facilidade o peso de duas toneladas.
A jangada “boa de remo” é a que tem os bordos mais baixos e os do meio mais altos. Entre os bordos e o meio a água passa com mais facilidade e ajuda a velocidade.
O Jangadeiro
Foram os primeiros brasileiros que se recusaram a transportar negros escravos, vindos dos navios para serem vendidos como animais de trabalho.
Os jangadeiros são os heróis anônimos que aparecem nas cantigas populares.
(Extraído de Brasil Folclore Histórias Costumes e Lendas, deAlceu Maynard Araújo, Ed. Três)
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Abraço!!!
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