Bem Vindo!!! Adicione o blog aos seus favoritos. Toda semana estou apresentando conteudos novos diferenciados. Boa leitura!
Abraço!!!

Oca – Maloca

Na floresta Amazônica ocidental vivem os índios tucuna. Na região onde o rio Solimões (que depois é chamado de Amazonas) penetra no Brasil. Escolhem os pequenos afluentes do Solimões para sua morada. Pertencem ao grupo lingüistico aruaque.
As terras dos tucuna são inundadas por enchentes periodicamente. Por isso constroem suas casas (ocas, malocas) de tipo palafítico (sobre estacas). O piso de madeira não fica em contato com o chão inundado. Entra-se na casa através de um plano inclinado.
A casa é coberta de palha. No interior, redes, potes de cerâmica, esteiras. Do teto pendem as armas e os remos. Usam canoas. Plantam mandioca em lugares altos, longe das inundações.

A Festa da Casa

Geralmente, após o período das chuvas, os índios tucuna costumam construir sua nova casa. É uma verdadeira festa, principalmente para os meninos. Trabalham brincando.
Sobem, pelos esteios, correndo até os varais de madeira do teto. Em pouco tempo a armação da casa está pronta.

Arte Tucuna

Os tucuna possuem grande senso artístico. Desenvolveram uma boa técnica de pintura, escultura e trançado.
Geralmente o índio gosta apenas do enfeite individual. O homem mais do que a mulher. Ambos não se preocupam com o enfeite de sua oca.
Os índios tucuna são uma exceção.
Suas casas são enfeitadas com muitos objetos.
Com espigas de milho fazem pássaros (jaburus, andorinhas) que ficam dependurados no teto por fios. Os pássaros parecem verdadeiros.
Fazem também com folhas de palmeiras outras figuras. A reprodução dos animais serve também para treinar a pontaria dos indiozinhos, que aprendem a usar a sarabatana.

Os Painéis

Os oiana gostam de enfeitar as suas casas com painéis feitos nas entrecascas de certas áevores. Estes enfeites não duram muito porque está sempre aceso dentro das casas e a fuligem destrói a pintura. Os índios mudam de casa toda vez que a caça acaba ou que a terra se esgota. Ou ainda quando a casa é queimada, na guerra.
(Extraído de Brasil Folclore Histórias Costumes e Lendas, deAlceu Maynard Araújo, Ed. Três)